Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Shane, último integrante original do Kingston Trio, morre aos 85 anos

O músico era co-fundador do grupo de folk norte-americano

Daniel Kreps, Rolling Stone EUA Publicado em 29/01/2020, às 20h39 - Atualizado às 21h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kingston Trio (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)
Kingston Trio (Foto: Michael Ochs Archives/Getty Images)

Bob Shane, co-fundador e último integrante vivo do famoso grupo de folk Kingston Trio, morreu no último domingo, 26, com 85 anos. 

+++LEIA MAIS: Entre a psicodelia vertiginosa e o folk bucólico, (Sandy) Alex G chega pela primeira vez ao Brasil

Segundo o agente do músico, ele morreu em um hospital em Phoenix, Arizona, onde ele morou nas últimas décadas. Bobbie Childress, esposa de Shane, contou ao The Washington Post que o marido sofria de pneumonia e outras doenças. 

Shane, Nick Reynolds, and Dave Guard, membros do Kingston Trio, formaram o grupo enquanto colegas de faculdade na Bay Area no início da década de 1950. Alguns anos depois, o grupo se tornou uma das bandas mais populares dos Estados Unidos, lançando cinco álbuns que alcançaram o primeiro lugar nas paradas. Em um período de 1959, quatro dos discos no Top 10 eram do trio. 

+++LEIA MAIS: Atração do Lollapalooza 2020, City and Colour anuncia mais três shows no Brasil

Shane era vocalista e guitarrista nos maiores hits da banda, incluindo “Scotch and Soda,” “M.T.A.,” “Tom Dooley,” e a tradicional “The Wreck of the John B" - inspiração dos Beach Boys para a canção “Sloop John B". 

“Tom Dooley”, de autoria do grupo, vendeu mais de um milhão de cópias, e alcançou o primeiro lugar nas paradas, além de ser responsável pelo renascimento do folk na música popular norte-americana. Em 1959, a canção recebeu o Grammy de Best Country and Western Recording. Em 2008, a Library of Congress National Registry of Historical Significant Recordings consagrou a faixa.

No entanto, no começo dos anos 1960, o estilo comercial de folk do Kingston Trio foi suplantado por novos artistas do "puro" folk como Bob Dylan e Joan Baez, assim como a ascensão da música britânica.

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, Bob Dylan lançava o 1º disco considerado pirata da história

Em 2001, Bob Dylan tocou no assunto em entrevista à Rolling Stone EUA: "Tinham outras gravações de música folk, folk comercial, como aquelas do Kingston Trio. Nunca fui elitista. Pessoalmente, gostava do Kingston Trio. Eu conseguia ver… Kingston Trio era provavelmente o melhor grupo comercial em andamento, e eles pareciam saber o que faziam."

Após o fim do Kingston Trio em 1967, assim como um curto período de carreira solo, Bob Shane formou o New Kingston Trio em 1969, e continuou fazendo várias apresentações até a aposentadoria, em 2004.

+++LEIA MAIS: Martin Scorsese revela que não fala com Bob Dylan há 20 anos

Guard - que saiu da banda em 1961 - morreu de linfoma em 1991 e Reynolds morreu de insuficiência respiratória aguda em outubro de 2008. John Stewart, substituto de Guard no grupo, morreu de um aneurisma cerebral em 2008.


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL