Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro admite erro sobre dados do TCU de mortes por Covid-19

Em conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro admitiu erro, mas insistiu na supernotificação de mortes por Covid-19

Redação Publicado em 08/06/2021, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro de máscara olhando para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)
Bolsonaro de máscara olhando para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) conversou com apoiadores nesta terça, 8 de junho, e admitiu que errou ao falar sobre dados do Tribunal de Contas da União (TCU) em relação às mortes por Covid-19 em 2020.

Conforme noticiado pelo O Globo, na segunda, 7, o presidente afirmou que o tribunal falou sobre 50% das mortes por Covid-19 divulgadas em 2020 não serem consequências da doença.  Em seguida, o TCU desmentiu a afirmação, e disse que nunca fez relatório para questionar os óbitos pelo vírus.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'

Em comunicado oficial, o TCU afirmou: "Não há informações em relatórios do tribunal que apontem que 'em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid', conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje".

Nesta terça, 8, Bolsonaro disse que errou em falar sobre “tabela”, mas manteve a opinião de um “acórdão” que afirmaria a supernotificação. Segundo o O Globo, contudo, o documento fala sobre a possibilidade de haver mais casos por Covid-19 notificados, mas não cita indícios concretos. 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’

“O TCU está certo. Errei quando falei tabela. O certo é acórdão. O que acontece? Tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados leva-se em conta alguns critérios. O mais importante era a incidência de Covid. E o próprio TCU dizia o que? Que essa lei complementar poderia incentivar uma prática não desejável da supernotificação de Covid para aquele estado ter mais recurso,” disse Bolsonaro.

O acórdão faz parte de um acompanhamento da gestão federal da pandemia. No documento citado, o TCU escreveu que "utilizar a incidência de Covid-19 como critério para transferência de recursos, com base em dados declarados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, pode incentivar a supernotificação do número de casos da doença, devendo, na medida do possível, serem confirmados os dados apresentados pelos entes subnacionais", mas não afirmou que isso acontecia.

+++LEIA MAIS: ‘Olha o exemplo que estou dando’, diz Bolsonaro sobre tomar cloroquina

Apesar disso, Bolsonaro afirmou que vai “para cima” dos estados e municípios investigar possíveis supernotificações de casos de Covid-19: “Acho que agora está justificado o que foi falado ontem. A gente pode errar. E eu não tenho compromisso com o erro. Não tem problema nenhuma. Agora, nós vamos para cima agora, para exatamente apurar quais estados fizeram supernotificação em busca de mais dinheiro.”

Confira abaixo o vídeo no qual Bolsonaro admite o erro em conversa com apoiadores:

+++LEIA MAIS: ‘Faltou erva’, diz Bolsonaro sobre protestos contra o governo


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL