Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina

Durante live semanal, o presidente Bolsonaro contrariou autoridades de saúde ao afirmar que contrair o vírus é mais eficaz que se vacinar

Redação Publicado em 18/06/2021, às 09h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bolsonaro de máscara olhando para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)
Bolsonaro de máscara olhando para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou na quinta, 17, que contrair a Covid-19 é mais eficaz para imunização que se vacinar. Segundo o G1, o presidente fez a afirmação em live semanal, contrariando autoridades da saúde.  

A declaração remete à ideia de "imunidade de rebanho", contestada por especialistas: "Eu já me considero — eu não me considero não, eu estou — vacinado, entre aspas. Todos que contraíram o vírus estão vacinados, até de forma mais eficaz que a própria vacina porque você pegou o vírus para valer. Então, quem contraiu o vírus, não se discute, esse está imunizado," disse o presidente.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Conforme noticiado pelo G1, a "imunidade de rebanho" pressupõe que, com um grande número de infectados, diversas pessoas estariam imunizadas, superando a pandemia. No meio do processo, contudo, diversas pessoas morrem pelo vírus. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma, desde outubro de 2020, que  imunidade de rebanho -  permitir a livre circulação do vírus para estimular "imunidade coletiva" -  não pode ser considerada uma alternativa. 

+++LEIA MAIS: ‘Se passar, eu veto’, diz Bolsonaro sobre projeto de ‘passaporte da vacina’

Em entrevista ao O Globo, Renato Mendes Coutinho, professor na Matemática Aplicada da Universidade Federal do ABC (UFABC), explicou sobre o termo: “Isso é até desejável se estivéssemos falando em atingir essa imunidade de rebanho por meio da vacinação de toda a população com vacinas capazes de proteger contra a infecção (é exatamente o que fazemos, por exemplo, com vacinas de sarampo). No sentido que Bolsonaro usa, de deixar a epidemia se espalhar, isso é catastrófico.”


+++ URIAS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL