Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro bloqueou ao menos 176 perfis nas redes sociais, diz relatório

Levantamento da ONG Human Rights Watch aponta que jornalistas, congressistas e influenciadores estão entre os bloqueados por Bolsonaro

Redação Publicado em 19/08/2021, às 09h37 - Atualizado às 09h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro olha para o lado com a mão para frente (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) bloqueou diversos perfis que o criticaram nas redes sociais. O levantamento Human Rights Watch identificou 176 contas banidas pelo presidente, o que, segundo a ONG, impede o debate público democrático.

Conforme noticiado pelo G1, a maioria dos bloqueios aconteceu no Twitter em perfis de jornalistas, congressistas e influenciadores. Contas de veículos de imprensa e ONGs também fazem parte de lista de banidos pelo presidente nas redes.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro convoca 'contragolpe' em mensagem no WhatsApp, diz site

A Human Rights Watch aponta para a problemática da ação de Bolsonaro: “Isso impede que pessoas bloqueadas participem do debate público, viola a liberdade de expressão e as discrimina com base em suas opiniões.”

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) foi um dos perfis bloqueados pelo presidente no Twitter — e comentou sobre o assunto na rede social (confira abaixo). Entre os banidos por Bolsonaro estão contas com mais de 1 milhão de seguidores a perfis com poucos milhares — mas o número deve ser bem maior.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro quer aprovar decreto que limita atuação de redes sociais

Como a ONG fez o levatamento?

A ONG, por meio de pedidos de acesso à informação, solicitou o número de bloqueios feitos Bolsonaro no Twitter, Facebook e Instagram. No entanto, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou a informação, argumentando que não cuida dos perfis oficiais do presidente.

Assim, a ONG perguntou a internautas quem havia sido bloqueado pelo presidente. 400 responderam que sim, mas apenas 176 forneceram capturas de tela que comprovam a ação. As imagens, analisadas pela Human Rights Watch, apresentavam a conta, mensagem de bloqueio e nome de usuário.

+++LEIA MAIS: Celebridades receberam R$ 4,3 milhões para fazer propaganda para Bolsonaro; entenda

Segundo o levantamento, a maioria das pessoas que enviaram as imagens explicou que o bloqueio foi feito após a publicação de comentários criticando o governo. O G1 entrou em contato com assessoria da Presidência para comentar sobre o assunto, mas não houve resposta.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!