Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro diz que combate ao fogo no Pantanal é difícil 'porque área é enorme'

O presidente admitiu que o combate aos incêndios florestais no Pantanal vem encontrando dificuldades

Redação Publicado em 21/08/2020, às 08h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Presidente Jair Bolsonaro (foto: Andressa Anholete/ Getty Images)
Presidente Jair Bolsonaro (foto: Andressa Anholete/ Getty Images)

Durante uma live nesta quinta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro disse que o tamanho do bioma do Pantanal é uma dificuldade na tarefa de combater os incêndios florestais crescentes na região.

"Comecei a sofrer críticas que o Pantanal está pegando fogo. É verdade, inclusive em proporções maiores que as do ano passado. O pessoal critica, quer uma ação minha para apagar o fogo do Pantanal", disse Bolsonaro.

+++LEIA MAIS: Com Bolsonaro e exército de zumbis, Detonautas Roque Clube lança poderoso clipe animado de "Carta ao Futuro"; assista

"Vamos lá: o tamanho do Pantanal, aproximado, é de 150 mil quilômetros quadrados. É maior que quatro estados juntos: Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas. Dá para imaginar a dificuldade de você combater o fogo nessa área."

Até o momento, mais de 10% da área total do Pantanal já foi consumida por incêndios frequentes.Bolsonaroelogiou a atuação de Força Aérea Brasileira, Ibama e bombeiros do Mato Grosso, mas reforçou as dificuldades, uma vez que "a área é enorme".

+++LEIA MAIS: Drauzio Varella critica Bolsonaro após 100 mil mortes: 'Negou o perigo'

O presidente informou ainda ter conversado com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e, segundo ele, questões burocráticas estariam contribuindo com o incêndio.

"Quais são as dificuldades? Além da área enorme, passou a ser proibido você criar o gado solto. O gado solto, que vivia pastando, come capim. A partir do momento que o animal não come capim em determinadas áreas, ano após ano, acumula capim, graveto. Vem a combustão espontânea e, quando pega fogo, vai embora."

+++LEIA MAIS: Marcelo Adnet sobre imitações e críticas à Bolsonaro: 'Ele sempre foi perigoso'

Bolsonaro disse que Salles apontou também "a questão ideológica" como entrave: "É proibido o uso preventivo do fogo, do fogo controlado. Vocês devem ter visto a imagem de um carro do Ibama tacando fogo do lado da pista. Quando eu vi, me assustei, mas liguei para o Ricardo Salles. É uma forma controlada de combater o fogo. Um dia ele vem, e a desgraça é muito maior."


+++ DELACRUZ SOBRE FILHOS, VIDA E MÚSICA: 'ME ENCONTREI NO AMOR, NA FAMÍLIA, NO LADO BOM'