Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro diz que lei contra discriminação salarial pode tornar emprego ‘quase impossível’ para mulheres

Durante live semanal na quinta, 22, o presidente disse estar em dúvida sobre sancionar a lei

Redação Publicado em 23/04/2021, às 14h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Na quinta, 22, durante live semanal, Jair Bolsonaro (sem partido) comentou sobre projeto de lei que aumenta multa para empregadores que diferem salários entre homens e mulheres com a mesma função. Segundo o presidente, a aprovação do texto pode tornar emprego “quase impossível” para as mulheres. As informações são do O Globo.

Bolsonaro disse ter dúvidas sobre sancionar ou não a lei, aprovada pelo Senado em 30 de março. Por isso, falou que consultará as redes sociais para tomar a decisão - e pediu para um programa de rádio fazer uma enquete, mesmo que o resultado não seja, necessariamente, seguido. 

+++LEIA MAIS: 'Bolsonaro Mentiroso' vira hit na internet: entenda as polêmicas da Cúpula do Clima

O projeto prevê o pagamento da multa de até cinco vezes a diferença salarial entre o homem e a mulher. Além disso, segundo O Globo, a indenização será multiplicada pelo período de contratação da funcionária, com um limite de cinco anos. Contudo, o presidente acredita que a mudança pode dificultar ainda mais a situação das mulheres.

“Se eu sancionar, como vai ser o mercado de trabalho para mulher no futuro? É difícil a mulher arranjar emprego? É difícil para todo mundo, para mulher um pouco mais difícil. [Vamos ver] Se o emprego vai ser quase impossível ou não (...) pode acontecer que o pessoal não contrate ou contrate menos mulheres," disse.

+++LEIA MAIS: Ganhadores do Nobel assinam carta para alertar sobre ataques de Bolsonaro à ciência

O relator do projeto, Paulo Paim (PT-RS) se apoia em dados para justificar a multa: conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres receberam, na média,  77,7% da remuneração dos homens em 2019. No entanto, Bolsonaro acredita que a nova lei também poderia enquadrar injustamente os empregadores:

“Se eu sanciono, os empregadores vão falar o seguinte: 'poxa, pode o que eu estou pagando aqui ser questionado judicialmente'. Na Justiça trabalhista, dificilmente o patrão ganha, quase sempre o empregado ou empregada, no caso, ganha.”

+++LEIA MAIS: Bolsonaro comenta sobre impeachment: ‘Só Deus me tira da cadeira presidencial’


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL