Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bolsonaro recusou 11 ofertas para compra de vacinas; entenda

Investigação da CPI da Covid tem documentos que provam as 11 propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde - e número deve aumentar

Redação Publicado em 27/04/2021, às 14h01

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Bolsonaro recusou 11 ofertas de fornecimento de vacinas contra a Covid-19. As propostas foram ignoradas pelo Ministério da Saúde, e já são do conhecimento de senadores que vão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPI da Covid) para investigar a conduta do governo durante a pandemia. As informações são da coluna de Octavio Guedes no G1.

Documentos comprovam as 11 ofertas recusadas, contudo, estima-se que número aumente ao longo da investigação. A comissão iniciou nesta terça, 27, e irá, ao final, apontar em um relatório o número total de vezes que os imunizantes foram negados pelo governo federal.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

Segundo a investigação, das 11 ofertas recusadas, seis eram da Coronavac. Em 30 de julho e 18 de agosto de 2020, Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, assinou ofícios oferecendo a vacina. Após não haver respostas, um terceiro documento foi entregue pessoalmente ao ministro da Saúde, general Pazuello, em 7 de outubro.

Também não houve resposta do governo ao ofício. Depois disso, foram realizadas três conferências com integrantes do Ministério da Saúde nas quais o Instituto Butantan fez a oferta, mas também não teve resultado.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ameaça 'ir para porrada' com senador Randolfe Rodrigues depois de chamá-lo de 'bosta'

Em relação ao laboratório Pfizer, foram três as propostas ignoradas pelo Ministério da Saúde. Segundo o senador Randolfe Rodrigues, autor do requerimento da CPI, o governo federal também recusou duas propostas para participar do consórcio da Covax Facility, coalizão de mais de 150 países liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL