Bolsonaro responde fala preconceituosa de presidente argentino: 'Para ele não tem vacina'

Alberto Fernández, presidente da Argentina afirmou na quarta, 9, que brasileiros vieram “da selva”, mexicanos vieram dos “indígenas” e argentinos chegaram em barcos “da Europa”

Redação Publicado em 10/06/2021, às 15h37

None
Bolsonaro de máscara olhando para o lado (Foto: Andre Coelho/Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) respondeu nesta quinta, 10, a fala preconceituosa do presidente da Argentina Alberto Fernández. Em conversa com apoiadores, o chefe do Executivo brasileiro ironizou: “Para ele não tem vacina”.

Conforme noticiado pela Folha de S. Paulo, na quarta, 9, o presidente da Argentina afirmou que os brasileiros “saíram da selva” enquanto argentinos vieram de Barco da Europa: "Os mexicanos vieram dos indígenas, os brasileiros da selva, e nós, chegamos em barcos. Eram barcos que vinham da Europa. O meu [sobrenome] Fernández é uma prova disso", disse Alberto Fernández.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'

Durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro respondeu ao comentário, rindo, e comparou o presidente argentino Alberto FernándezNicolás Maduro, líder venezuelano:

“O presidente da Argentina falou que eles vieram da Europa, de barco, e que nós viemos da selva, né? Eu lembro que logo quando o (ex-presidente da Venezuela Hugo) Chávez morreu, assumiu o (Nicolás) Maduro. Ele falava que conversava com os passarinhos que estavam encarnados na figura do Chávez. Acho que o Maduro e o Fernández, para eles não têm vacina, tá ok?”, comentou Bolsonaro.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’

Segundo o Correio Braziliense, Bolsonaro ainda argumentou que não há problemas entre Brasil e Argentina. O presidente afirmou que a única rivalidade entre os dois países é “no futebol”:

“Essa frase do presidente da Argentina, que nós viemos da selva. Troquei mensagem por “zap” hoje com o ex-presidente Macri, da Argentina. Não tem nenhum problema entre nós e o povo argentino. Rivalidade com a Argentina, só no futebol”, comentou o presidente brasileiro.

+++LEIA MAIS: Lula rebate Bolsonaro: 'Acha que eu tenho medo dele?'

O momento no qual Bolsonaro responde à declaração está no vídeo abaixo, publicado por canal bolsonarista no YouTube; confira:


+++ URIAS: 'AS PESSOAS ESTÃO COMEÇANDO A ENTENDER MAIS DE MIM' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL