Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bon Jovi canta em farsi para mandar "mensagem de solidariedade" ao Irã

Ao lado de Richie Sambora e do "rei do pop" iraniano Andy Madadian, músico toca na faixa "Stand By Me", cover do hit de Ben E. King

Da redação Publicado em 29/06/2009, às 16h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Para apoiar os protestos no Irã, Jon Bon Jovi decidiu arriscar versos em farsi (língua oficial do país). A experiência poliglota ocorreu no último 24 de junho, quando ele esbarrou com o cantor iraniano Andranik "Andy" Madadian. Juntos, eles fizeram uma versão, com trechos em farsi e inglês, da faixa "Stand By Me", hit sessentista do cantor norte-americano de soul Ben E. King.

Conhecido por epítetos como "rei do pop" e "príncipe persa", Madadian compartilhava, na ocasião, o mesmo estúdio que os integrantes da banda Bon Jovi, em Los Angeles. Um dos produtores da música, Don Was, contou à Billboard.com que a parceria "é uma mensagem musical de solidariedade mundial".

O país atravessa forte crise desde as eleições presidenciais ocorridas em 12 de junho - a reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi tomada por fraudulenta, deslanchando uma onda de protestos. Trata-se da crise mais grave no Irã desde 1979, quando a evolução islâmica de 1979 derrubou o regime do xá Mohamad Reza Pahlavi.

De acordo com Was, a gravação não foi pré-planejada. Antes de esbarrar com os músicos, o produtor conversava com Madadian sobre "fazer algo para mandar uma pequena mensagem de solidariedade, lembrando os anos 60, acreditando que a música pode mudar as coisas". Pouco depois, eles deram de cara com Bon Jovi, o guitarrista Richie Sambora (os dois, recentemente, incluídos no Hall da Fama dos Compositores) e John Shanks, produtor do próximo álbum do Bon Jovi. A banda almoçava.

"Eles nos perguntaram o que estávamos fazendo, eu contei e Jon disse: 'Olha, cara, se você fizer agora, nós faremos com vocês", relatou Was. "Então nós fizemos."

O vídeo, que rapidamente virou febre na internet, abre com Bon Jovi segurando um cartaz, em farsi, onde se lê "nós somos um". Madadian (que vive nos EUA desde a revolução islâmica) traz um cartaz em inglês com o nome da canção, "Stand By Me". As imagens foram capturadas no próprio estúdio de L.A., durante a gravação.

Sambora toca guitarra, enquanto Was assume o baixo. A sessão musical, com quatro horas de duração, não será lançada comercialmente. "Não foi feita com o intuito de emplacar na parada da Billboard", Was afirmou à Billboard. A música também não vai sair em formato físico. "[Ela] foi feita para que seja baixada e compartilhada pelos iranianos. Toda a ideia consistia em penetrar no Irã e dizer (à população)... para segurar firme, que o mundo observa e está ao lado dela."

Confira o clipe de "Stand By Me":