Born This Way, disco de Lady Gaga, inspira feriado em Hollywood

Dez anos depois do lançamento de Born This Way, Lady Gaga ganhou cerimônia e chave da cidade na Califórnia

Brittany Spanos | Rolling Stone EUA. Tradução: Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/05/2021, às 16h14

None
Lady Gaga comemorando o "Born This Way Day" em West Hollywood, 23 de maio de 2021 (Foto: Rodin Eckenroth/Getty Images)

Em West Hollywood, Califórnia (EUA), 23 de maio se tornou oficialmente o "Born This WayDay." O novo feriado celebra o lançamento do disco Born This Way (2011), de Lady Gaga, o qual completou 10 anos no último domingo. 

Durante a cerimônia presencial, Gaga recebeu uma chave da cidade da prefeita Lindsey P. Horvath. Também revelaram uma pintura de rua na Robertson Boulevard como um tributo à comunidade LGBTQ+, com o título do disco pintado em cores representando as bandeiras de orgulho gay e transgênero. "Vocês têm sido a po*** da chave para o meu coração por muito tempo," disse Gaga à plateia durante a apresentação.

+++LEIA MAIS: Como Born This Way, de Lady Gaga, ajudou vozes LGBTQ+ brasileiras no processo de aceitação? [ENTREVISTA]

Gaga compartilhou fotos do evento nas redes sociais, com uma mensagem sobre o disco e o seu significado. "Born This Way, minha música e álbum, foram inspirados em Carl Bean, um homem negro, gay, religioso e ativista quem pregava, cantava e escrevia sobre ter nascido daquele jeito. Notavelmente, os primeiros trabalhos dele são de 1975, 11 anos antes de eu nascer," explicou. "Obrigada por décadas de amor incansável, coragem e uma razão para cantar. Vamos todos sentir a alegria, porque merecemos isso. Merecemos o direito de inspirar tolerância, aceitação e liberdade para todos."

Born This Way foi o segundo trabalho de Gaga, sequência do disco de estreia The Fame Monster (2008). Começou o álbum com o single empoderador "Born This Way," o qual se tornou um hino essencial para o orgulho gay. O LP também foi incluso na lista dos 500 Melhores Discos de Todos os Tempos, da Rolling Stone EUA. Em 2020, Gaga lançou o sexto disco, Chromatica, o qual inclui a vencedora do GrammyAriana Grande, na colaboração "Rain on Me."

+++LEIA MAIS: 5 clipes inesquecíveis de Lady Gaga: de Bad Romance a Rain on Me


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL