Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasil cai de posição em ranking de liberdade de imprensa e chega à zona vermelha

Levantamento da ONG Repórteres sem Fronteiras indica que o Brasil caiu seis posições nos últimos dois anos de governo Bolsonaro

Redação Publicado em 20/04/2021, às 14h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

O Brasil caiu quatro posições e ocupa o 111º lugar no ranking de Liberdade de Imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras. O levantamento foi divulgado nesta terça,20, e aponta que o país entrou na zona vermelha da lista - um reflexo da difícil realidade dos jornalistas em território nacional. As informações são do G1.

Para classificar o nível de liberdade de imprensa em cada país, o ranking é dividido em cores: branca (muito boa), amarela (boa), laranja (problemática), vermelha (difícil) e preta (muito grave). Segundo o levantamento, desde que Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu a presidência do Brasil, a situação dos jornalistas piorou no território nacional.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro manda imprensa 'enfiar no rabo' os R$ 15 milhões de leite condensado

Em dois anos, o Brasil perdeu seis posições no ranking. Conforme o texto o levantamento publicado nesta terça, 20 (via G1): “Insultos, estigmatização e orquestração de humilhações públicas de jornalistas se tornaram a marca registrada do presidente, sua família e sua entourage.”

Ainda, o ranking afirma que a pandemia de Covid-19 piorou a situação dos jornalistas, tornando os ataques do presidente Bolsonaro ainda mais intensos e aumentando a disseminação de fake news. O gabinete da presidência ainda não se manifestou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro ataca imprensa e humilha filho Eduardo em entrevista: 'Você teve um voto'

Pelo 5º ano seguido, o primeiro lugar do levantamento é ocupado pela Noruega, seguida pela Finlândia, Suécia, Dinamarca e Costa Rica. Próximos à posição do Brasil estão Guiné (109º), Bolívia (110º), Bulgária (112º) e Indonésia (113º). 


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL