Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasil está entre os países que mais se afastaram da democracia em 2020

Segundo relatório, entre 202 países analisados, a democracia no Brasil teve a 4ª maior queda

Redação Publicado em 13/04/2021, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Gabriela Bilo / Estadão Conteúdo / Agência Estado / AP Images)

Em março de 2021, o relatório Variações da Democracia (V-Dem) foi publicado com análises de 202 países. O documento foi realizado por instituto ligado à Universidade de Gotemburgo, na Suécia, e indica que o Brasil foi a 4ª nação a mais se afastar da democracia em 2020. As informações são da BBC.

O relatório estabelece uma escala, sendo 0 um regime ditatorial e 1, a democracia plena. Em 2020, o Brasil registrou pontuação de 0,51 - uma grande diminuição comparada à medição de 2010, que indicou 0,79.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro reclama de investigações sobre governo na pandemia: 'Completamente direcionada contra mim'

A queda de 0,28, que representa o afastamento do país da democracia, foi a 4ª maior do índice. Segundo a BBC, o Brasil só não superou Polônia, Hungria e Turquia - e os dois últimos se tornaram oficialmente autocracias, na classificação do V-Dem.

Em entrevista à BBC News, o cientista político Staffan Lindberg explicou sobre o índice do Brasil: "Quase todos os indicadores que usamos mostram uma drástica queda do Brasil a partir de 2015. O único ponto em que o país não perdeu de lá pra cá foi em liberdade de associação."

+++LEIA MAIS: Manifestantes são presos por chamar Bolsonaro de genocida

Os números são formulados a partir da contribuição de 3,5 mil pesquisadores e analistas. Para obter o resultado de cada país, são agregados estatisticamente 450 indicadores que medem diversos fatores: da liberdade de expressão e de imprensa à repressão.

Segundo o índice, em 2020, 48% da população mundial vivia em regimes considerados não democráticos. Em 2020, a porcentagem subiu para 68%. A Índia, por exemplo, deixou de ser considerada democracia para se transformar em autocracia com eleições, de acordo com o V-Dem. 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Staffan Lindberg também falou à BBC sobre a situação brasileira: "Estamos muito preocupados porque percebemos que Bolsonaro tem dado claros sinais que condizem com os padrões de comportamento de outros líderes autocráticos que vimos atuar antes, como Viktor Orban [primeiro-ministro da Hungria]. São movimentos preocupantes para a sobrevivência da democracia brasileira."


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL