Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasil vive ‘inferno furioso de surto’ da pandemia, diz OMS

Segundo diretores da Organização Mundial da Saúde, não há vacinas em estoque para enviar ao país

Redação Publicado em 09/04/2021, às 15h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)
Limpeza de ruas na Favela Vila Ipiranga, em Niterói (Luis Alvarenga/Getty Images)

Nesta sexta, 9 de abril, diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) realizaram entrevista coletiva para falar sobre a pandemia de Covid-19. No evento, Bruce Aylward, conselheiro sênior para o diretor-geral, explicou que a situação do Brasil é preocupante. As informações são do site Metrópoles.

Segundo Bruce Aylward, Brasil vive “inferno furioso de surto”, e não há estoque de vacinas para a OMS enviar ao país. “Não temos vacinas disponíveis agora pela Covax Facility para reduzir o risco de pessoas que estão tentando entregar serviços e a população mais idosa.”

+++LEIA MAIS: Após recorde de mortes por Covid-19, Bolsonaro anuncia: ‘Não vai ter lockdown nacional’

“O que precisamos reforçar é que é crucial seguir os passos comprovados cientificamente para reduzir a velocidade do vírus, identificar os casos rapidamente, isolar imediatamente os infectados e seus contatos. Estamos falando disso há muito tempo, mas é o que diminui a transmissão mais rápido,” continuou o conselheiro sênior.

Na quinta, 8 de abril, o Brasil bateu um novo recorde diário de mortes por Covid-19: foram 4.249. Atualmente, são mais de 345 mil óbitos pela doença, além de 13,3 milhões de infectados em todo o país.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro menospreza recorde de óbitos por Covid-19: 'Em todo local está morrendo gente'

Apesar de falar sobre a importância da vacina para melhorar o cenário brasileiro Bruce Aylward explicou que não é suficiente. Segundo o conselheiro, a demora para aplicar as doses, assim como a quantidade insuficiente e os dias necessários para fazer efeito são alguns dos motivos.

“A imunização tem um efeito muito baixo em limitar o risco nesse momento. A situação do Brasil requer uma ação aplicada em escala massiva,” disse. 


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA