Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasileiros indicados ao Grammy Latino

Gil, Chico e mais quarenta artistas concorrem ao prêmio da música latino-americana

Da redação Publicado em 10/09/2008, às 18h16 - Atualizado às 18h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gilberto Gil (foto) e mais de quarenta brasileiros concorrem ao Grammy Latino - Divulgação
Gilberto Gil (foto) e mais de quarenta brasileiros concorrem ao Grammy Latino - Divulgação

A organização do Grammy Latino divulgou nesta quarta-feira, 10, os indicados de suas 49 categorias. Muitos brasileiros concorrem. São mais de quarenta ao todo.

Os destaques ficam para Gilberto Gil, que concorre a Melhor álbum de compositor, juntamente com Djavan e outros três músicos, e a Nação Zumbi, que disputa o prêmio de Melhor projeto gráfico de um álbum.

Na categoria de Artista latino revelação, Diogo Nogueira e Roberta Sá concorrem com Kany García, Mónica Giraldo e Ximena Sariñana. A cantora Maria Bethânia disputa a categoria de Melhor engenharia de som em um álbum, além de Melhor álbum de MPB.

Todos os outros brasileiros disputam categorias que abrangem apenas músicas de nosso país, como é o caso de Chico Buarque e Caetano Veloso, que brigam com Bethânia em Melhor álbum de MPB e os sertanejos Leonardo, Daniel e Roberta Miranda, que concorrem como Melhor álbum de música romântica.

O disco Inclassificáveis, de Ney Matogrosso, é um dos favoritos na categoria Melhor álbum pop brasileiro, que ainda tem Arnaldo Antunes, com Ao Vivo no Estúdio, Danni Carlos, com Música Nova, Vanessa da Mata, com Sim e Rosa Passos, com Romance, na disputa.

A Nação Zumbi ainda concorre em uma outra categoria, Melhor álbum brasileiro de rock, junto com Pitty, Charlie Brown Jr., CPM 22 e Detonautas. Na disputa por Melhor álbum de samba, a disputa fica entre Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Luiz Melodia, Maria Rita e Arlindo Cruz.

Para conferir a lista completa dos indicados nas quarenta e nove categorias do Grammy Latino, clique aqui. A premiação acontece em na cidade norte-americana Houston, em 13 de novembro.