Brasileiros se apresentam na Europa

Gilberto Gil e Ivan Lins fazem show no Veneto Jazz Festival; Yamandu Costa toca no Venezia Festival

Da redação Publicado em 27/04/2008, às 15h50

Em julho, Gil se apresenta na Itália
Inácio Teixeira/Coperphoto/Divulgação

Gilberto Gil, Yamandu Costa e Ivan Lins estão escalados para se apresentar em dois dos mais importantes festivais de jazz da Europa. Lins e o ministro da Cultura se apresentam no Veneto Jazz Festival; Yamandu está escalado para a primeira edição do Venezia Jazz Festival, da mesma organização do Veneto, informa a agência italiana Ansa.

O ministro da Cultura brasileiro faz show em Pádova, no dia 13 de julho. Ivan Lins sobe ao palco na mesma cidade, no dia 17, acompanhado de um grupo de jazzistas, entre eles a cantora Nnenna Frelon. A data da apresentação do violonista clássico Yamandu Costa ainda não foi divulgada.

Nesta edição, o evento comemora 20 anos de existência com uma homenagem a Chet Baker. Os shows coincidem com o aniversário (também de duas décadas) da morte do jazzista. Além de apresentações musicais, a organização do festival monta exposições de arte e promove discussões sobre o jazz e outros gêneros.

O Veneto Jazz Festival acontecerá entre os meses de julho e agosto; o Venezia, entre os dias 30 de julho e 2 de agosto. As atrações estão dispostas por toda a região do Veneto, nordeste da Itália.