Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brian Wilson, dos Beach Boys, cancela turnê por se sentir "mentalmente inseguro"

"Estou com problemas com coisas da minha cabeça e dizendo coisas sem pensar, e não sei porquê. É algo que nunca aconteceu antes", desabafou o músico

Kory Grow / Rolling Stone EUA Publicado em 08/06/2019, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brian Wilson (Foto: Erik Kabik/AP)
Brian Wilson (Foto: Erik Kabik/AP)

Brian Wilson cancelou suas próximas datas de turnê para cuidar de sua saúde mental. Em uma nota para quem já tinha comprado ingressos para seus shows em junho, escreveu em seu site que não foi fácil tomar essa decisão. Seu plano é “descansar, se recuperar e trabalhar com os médicos” em seus problemas até estar pronto para voltar aos palcos. Os shows de agosto e posteriores não foram cancelados.

“Não é segredo que eu tenho problemas de saúde mental há muitas décadas”, escreveu o ex-vocalista dos Beach Boys. “ Tinham horas que eram impossíveis, mas com médicos e remédios eu pude viver uma vida maravilhosa, saudável e produtiva com a ajuda de minha família, amigos e fãs que me ajudaram nessa jornada. [...] Ultimamente estou com problemas com coisas da minha cabeça e dizendo coisas sem pensar, e não sei porquê. É algo que nunca aconteceu antes, e não pude entender ainda.”

Wilson também escreveu que no ano passado ele fez três cirurgias nas costas, e sente-se mais forte do que nunca. Foi depois de sua última operação que começou a se sentir “mentalmente inseguro”. “Não temos certeza do que causa isso, mas eu sei que não é bom para mim cair na estrada agora, então estou voltando para Los Angeles”, escreveu.

Wilson foi diagnosticado com transtorno esquizoafetivo e teve dificuldades com sua saúde mental por mais de 50 anos. No final dos anos 1960, ele supostamente se internou em um hospital psiquiátrico, forçando o resto dos Beach Boys a trabalharem sem ele. No meio dos anos 1970, procurou ajuda de um médico que depois foi acusado de tê-lo explorado. Em 1982, sofreu overdose de drogas e álcool, e depois concordou em receber tratamento e parou de fazer turnê com a banda. Em 1988, lançou um disco solo. Depois de achar equilíbrio e se separar do médico abusivo, começou a fazer shows regularmente de novo no final dos anos 1990 e mantém uma rotina rigorosa nos últimos anos.

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos