Broken Social Scene prepara novo álbum

Banda canadense produz quarto disco da carreira com John McEntire, parceiro do Tortoise

Da redação Publicado em 17/05/2009, às 20h07

Pareceu uma eternidade, mas o coletivo canadense Broken Social Scene, liderado pela dupla Kevin Drew e Brendan Canning, vai lançar novo álbum. O homônimo Broken Social Scene, mais recente dos três trabalhos da banda, foi lançado há quatro anos. De lá para cá, foram infindáveis turnês e projetos solos dos integrantes. Agora, o quarto álbum está sendo preparado no estúdio Soma Electronic Music, de John McEntire, expert em post-rock que já trabalhou com os grupos Tortoise e The Sea and Cake.

Em mensagem postada na última sexta, 15, no blog do site oficial do grupo, Drew conta que o primeiro encontro com McEntire ocorreu em outubro, e "foi uma combinação perfeita". Com isso, fica de fora a mão de David Newfeld, que trabalhou com o BSS nos precursores You Forgot It In People e Broken Social Scene. Segundo Drew, o antigo parceiro "é um homem muito ocupado agora, mas temos discutido planos para o futuro". Mas o cafuné em Newfeld para por aí. "É bom estar aqui, no Soma e com John."

A sonoridade da banda pode se adaptar à nova parceria. "Não posso dizer como este disco vai soar, quem das outras bandas maravilhosas vai se envolver. Mas posso afirmar a vocês que é ótimo estar em Chicago gravando", disse o canadense.

Além do novo álbum, outra novidade sobre o BSS: a trajetória da banda será contada em livro, escrito por Stuart Berman, colaborador do site Pitchfork, e com prefácio de Canning.

Pela superbanda já passaram nomes como Emily Haines, vocalista do Metric, e Leslie Feist - com quem Drew, aliás, gravou um curta-metragem recentemente.