Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bruce Springsteen participará da campanha de Barack Obama

O músico aparecerá em comícios em Ohio e Iowa

ANDY GREENE Publicado em 15/10/2012, às 10h41 - Atualizado às 10h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Springsteen - Reprodução/SiteOficial
Bruce Springsteen - Reprodução/SiteOficial

Com cerca de três semanas faltando para a eleição presidencial norte-americana e as pesquisas cada vez mais acirradas, Bruce Springsteen decidiu se envolver na campanha e ajudar Barack Obama. Springsteen fará campanha ao lado de Bill Clinton em um comício em Parma, Ohio nesta quinta, 18. Na mesma data, ele aparecerá em outro evento em Ames, Iowa.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

"Os valores de Bruce Springsteen ecoam aqueles que o presidente e o vice-presidente defendem: trabalho árduo, justiça, integridade”, disse em um comunicado Jim Messina, o coordenador da campanha Obama for America. "Estamos muito felizes com o apoio contínuo dele.”

Springsteen fez campanha para o senador John Kerry em 2004 e para Obama em 2008, mas havia dito recentemente que não se envolveria nesta eleição. "Fiz isso duas vezes porque as coisas estavam muito terríveis”, ele disse ao New Yorker em julho. "Me parecia que se fosse para gastar qualquer capital político que eu pudesse ter, aquele seria o momento para isso. Mas esse capital diminui quanto mais você participa disso. Embora eu não esteja dizendo nunca e ainda goste de apoiar o presidente, sabe, é algo que eu não fiz por muito tempo e não tenho planos de me envolver toda vez."

Antes da eleição de 2004, Springsteen tinha se mantido longe de questões políticas. "Eu queria me manter uma voz independente para o público que vai aos meus shows", ele disse à Rolling Stone EUA em 2004. "Eu sabia depois que invadimos o Iraque que eu acabaria me envolvendo nas eleições. Eu sentia que tínhamos sido enganados. Sentia que eles tinham sido fundamentalmente desonestos e tinham assustado e manipulado o povo norte-americano a entrar na guerra."

Em 2004, Springsteen se uniu a uma série de roqueiros importantes para fazer shows da Vote for Change em estados indecisos. Nos últimos dias de campanha, ele fez performances solo e acústicas de "The Promised Land" e "No Surrender" em comícios nesses estados ao lado de John Kerry. Em 2008, ele foi um dos headliners em um evento beneficente realizado em Nova York com Billy Joel, nas últimas semanas da campanha presidencial, e participou de uma série de comícios com Obama.

Não está claro se Springsteen aparecerá em mais algum comício de Obama além desses dois. Sua turnê Wrecking Ball recomeça em Ottawa, Ontário, no Canadá, no dia seguinte ao segundo comício – apesar de que há um pequeno intervalo durante os três dias finais da campanha.