Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cameron Crowe faz filme familiar doce em Compramos um Zoólogico

Paulo Terron Publicado em 24/12/2011, às 14h08 - Atualizado às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Depois de passear por universos musicais variados (em Pearl Jam Twenty, documentário sobre o Pearl Jam, e The Union, sobre a reunião de Elton John e Leon Russell no disco de mesmo nome), Cameron Crowe voltou ao que sabe fazer melhor: histórias familiares agridoces. Em Compramos um Zoológico, Matt Damon é Benjamin Mee, um viúvo que decide se mudar para uma casa no campo com os dois filhos (uma garotinha e um adolescente). A pegadinha é que a propriedade também abriga um zoológico em crise.

No meio da reconstrução do local – liderada pela coordenadora do Rosemor Animal Park, interpretada por Scarlett Johansson –, Crowe orquestra uma delicada reconstrução da família Mee. Se o longa pode parecer doce e esperançoso demais (e é), essa é exatamente a virtude dele. O próprio diretor já defendeu: Compramos é uma experiência para ser vista sem cinismo algum. Ou como, guardadas as proporções, uma comédia feelgood ao estilo de Frank Capra.

Não que o filme tente empurrar sentimentalismo garganta abaixo no espectador. A habilidade de Crowe está exatamente em fazer com que os níveis de açúcar nunca cheguem a um nível em possam matar por intoxicação (algo incomum nessa categoria de filmes para a família).

O longa-metragem também apresenta a primeira parceria entre Cameron Crowe e Jónsi, do islandês Sigur Rós, responsável pela trilha incidental (nos trabalhos anteriores o cineasta trabalhou quase sempre com Nancy Wilson, a ex-esposa dele – e essa separação também pode ser uma pista sobre a temática do filme, baseada em superação de uma perda amorosa).

Trilha sonora - Compramos Um Zoológico