James Cameron não quer que sequências de Avatar repita erros de Matrix Reloaded

Diretor quebra a cabeça para escrever os roteiros dos filmes com um "senso de conclusão"

Redação Publicado em 12/09/2012, às 10h02 - Atualizado às 11h41

Avatar retorna às telas de cinema
Reprodução/Flickr oficial

James Cameron está preocupado com os roteiros das duas sequências de Avatar, lançado em 2009. A pressão maior, segundo entrevista do diretor ao The Los Angeles Times, é criar enredos que formem um arco completo, mas que tenham sentido como filmes únicos.

Entrevista: Cameron fala sobre 3D e a Amazônia.

“Estou escrevendo histórias separadas que componham o arco geral do primeiro filme”, disse Cameron, durante a divulgação de Titanic 3D, outro blockbuster com sua assinatura.

“Eu não quero que tenha o problema de Matrix Reloaded, que simplesmente termina, tipo, ‘o que é isso’? Precisa ter um fim. Precisa ter um senso de conclusão, mas também precisa indicar que a jornada continua – e isso é uma linha tênue”, afirmou.

A promessa do diretor é terminar os roteiros de Avatar 2 e Avatar 3 até o fim deste ano, para que as filmagens sejam realizadas já em 2013. As datas de lançamento ainda não foram confirmadas, mas o LA Times afirma que Cameron trabalha com o prazo de que Avatar 2 chegue aos cinemas em 2015.

A reportagem também informa que a sequência do filme, que arrecadou R$ 5,4 bilhões em bilheteria e levou três estatuetas do Oscar, se passará em uma das luas que circulam o planeta Pandora, apresentando uma nova gama de espécies e personagens.