Canção inédita de Tony Iommi, do Black Sabbath, irá participar de concurso musical europeu

A balada "Lonely Planet" será executada pela banda Dorians e irá representar a Armênia no Eurovision Song Contest

Rolling Stone EUA Publicado em 07/03/2013, às 10h19 - Atualizado às 10h26

Tony Iommi mostrou porque é um dos maiores guitarristas do mundo
AP

Tony Iommi irá ajudar a levar rock para o Eurovision Song Contest, um concurso de música exibido por todas as emissoras de TV e rádio que pertencem à European Broadcasting Union. O guitarrista do Black Sabbath escreveu uma canção que representará a Armênia na competição anual. De acordo com o site da BBC, "Lonely Planet" é uma balada roqueira e será apresentada pela banda do país chamada Dorians.

O ano de 2013 marca o retorno de artistas à música, como o Black Sabbath. Veja outros casos aqui

Embora ele tenha se mostrado cético quando foi contatado pelos representantes da Armênia na Eurovision, Iommi possui um histórico com o país do leste europeu. Depois que um terremoto devastou a cidade de Spitak, em 1988, ferindo 45 mil pessoas e deixando outras 500 mil sem-teto, o guitarrista ajudou a arrecadar fundos para a recuperação da população local e chegou a visitá-los, anos depois, para checar o progresso do país.

Ele também se envolveu na campanha para arrecadar dinheiro para uma escola de música e se uniu a Ian Gillan, do Deep Purple, e, juntos, lançaram o disco beneficente Ian Gillan & Tony Iommi: WhoCares, no ano passado.

"A princípio eu disse: 'Deus, eu não sei' - pareceria estranho, eu fazendo uma música para a Eurovision. Normalmente não faço isso", disse Iommi. "Mas eu falei: 'eu tenho uma balada roqueira; vou mandá-la'. Sempre pensei: 'não, não a Eurovision' e, agora, aqui estou eu."

As semifinais para o concurso deste ano irá começar no dia 14 de maio, em Malmö, Suécia. Iommi um "álbum de riffs" com o guitarrista Brian May, do Queen, e está trabalhando na reunião do Black Sabbath e no novo álbum, 13, o primeiro com Ozzy Osbourne desde Never Say Die!, de 1978, cujo lançamento é previsto para junho.