Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Candidata a Melhor Canção Original no Oscar é desclassificada

Compositor da finalista “Alone Yet Not Alone” foi acusado de influenciar os eleitores de maneira imprópria

Rolling Stone EUA Publicado em 30/01/2014, às 18h29 - Atualizado às 19h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
. - Reprodução
. - Reprodução

Entre faixas do U2, Pharrell, Karen O e uma balada da Disney estava um acréscimo peculiar ao prêmio de Melhor Canção Original no Oscar deste ano: "Alone Yet Not Alone", a música tema de um filme cristão de mesmo nome, cantada pela autora e apresentadora de rádio evangélica Joni Eareckson Tada, que é tetraplégica. Agora o site Entertainment Weekly noticiou que a indicação da música foi revogada depois de o compositor, Bruce Broughton - um ex-governante do ramo musical da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, e que agora atua em seu comitê executivo – ser acusado de usar impropriamente a posição dele para influenciar os eleitores.

Oscar 2014: Trapaça e Gravidade lideram as indicações

Broughton, que foi indicado em 1986 pela trilha sonora de Silverado, teria enviado e-mails para os eleitores durante o período das votações para informá-los sobre a contribuição dele, que ele temia que fosse ignorada no CD contendo todos os possíveis indicados que foi dado a eles.

“Então eu escrevi para algumas pessoas e disse, ‘Você poderia dar uma olhada?’” disse Broughton. “A campanha, literalmente, acabou por aí", disse.

Segundo foi dito, este tipo de campanha acontece toda hora durante a temporada do Oscar, mas a Academia resolveu ir a fundo neste caso por causa da posição de Broughton na organização: “Não importa o quão bem intencionado o comunicado, usar a posição de ex-governante e atual membro executivo do comitê para pessoalmente promover a indicação cria a aparência de uma vantagem injusta”, disse o Presidente da Academia Cheryl Boone Isaacs.

Apenas algumas indicações ao Oscar foram anuladas no passado, mais recentemente em 2011, quando o concorrente a Melhor Curta de Animação, Tuba Atlantica, teve a indicação revogada depois de descobrirem que o curta foi ao ar na televisão norueguesa em 2010. Em 1968, o cineastas de Young Americans foram forçados a devolver a estatueta de Melhor Documentário após este ser declarado como inelegível por causa de uma exibição prévia.

A Academia não vai preencher a vaga de "Alone Yet Not Alone" com outro candidato da lista original de 75 músicas. Em comunicado, Broughton disse estar “desolado” , reiterando que acredita que não fez nada de errado: “Eu fiz a campanha de base mais simples e ela se voltou contra mim quando a canção começou a receber atenção. Eu fui derrubado por competidores que tiveram meses de promoção e publicidade por trás delas."

Este ano a categoria de Melhor Canção Original terá quatro indicados, que você pode ouvir aqui: ”Happy”, de Pharrell Williams, do filme Meu Malvado Favorito 2 ; ”Let It Go”, do filme Frozen: Uma Aventura Congelante; “The Moon Song”, de Karen O, do filme Ela, “Ordinary Love”, do U2, do filme Mandela: Long Walk to Freedom. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia no dia 2 de março.