Cannes 2020 apostará mais em diretoras mulheres

O evento físico foi cancelado, mas o festival ainda destinará aprovação de Cannes a algumas produções

Redação Publicado em 02/06/2020, às 19h11

None
Khadja Nin, Lea Seydoux, Cate Blanchett, Ava DuVernay e Kristen Stewart no Cannes 2018 (Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images)

Apesar do cancelamento do evento físico do Festival de Cannes de 2020 devido à pandemia de coronavírus, 56 filmes receberão a aprovação festival de cinema - e segundo o diretor artístico Thierry Fremaux, as mulheres ganharão destaque. As informações são do Uol.

+++LEIA MAIS: Cannes cede espaço para pessoas em situação de rua se protegerem do coronavírus

Em entrevista à Variety, Fremaux revelou que a seleção de produções de 2020 terá mais diretores estreantes - comandando 15 (26,7%) dos longas escolhidos - além de um maior número de diretoras mulheres. As cineastas se fazem presentes em 16 filmes escolhidos, 28,5% do total, e um aumento de dois títulos em relação ao ano de 2019.

Apesar de ainda serem minorias, o diretor artístico revelou que há um avanço: "A presença de mulheres cineastas é uma evolução que estamos observando nos últimos anos. Isso demonstra, em número e valor, a contribuição artística e humana que as mulheres fizeram ao cinema contemporâneo”.

+++LEIA MAIS: 8 diretoras que fizeram história no cinema brasileiro: de Petra Costa com Democracia em Vertigem a Renata Pinheiro com De Pernas pro Ar

Além disso, segundo Fremaux, a seleção de filmes está “linda”: “É um grupo lindo que diz muito claramente que o cinema, que desapareceu das salas por três meses em 2020, pela primeira vez desde que os irmãos Lumière o inventaram em 1895, está mais vivo do que nunca.


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE