Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cansado da EDM, duo brasileiro Felguk promete volta ao Electro House em 2016

"A ‘música de festival’ saturou todo mundo, inclusive a gente", diz Gustavo Rozenthal

Estefani Medeiros Publicado em 13/02/2016, às 12h10 - Atualizado às 12h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Duo Felguk faz primeira turnê asiática - Reprodução/Facebook
Duo Felguk faz primeira turnê asiática - Reprodução/Facebook

Depois da bem-sucedida apresentação na estreia do Electric Daisy Carnival brasileiro, no fim de 2015, ano que ainda incluiu Rock in Rio, Ultra Music Festival e Universo Paralelo na agenda, o Felguk, formado por Felipe "Fel" Lozinsky e Gustavo "Guk" Rozenthal, começa 2016 desbravando a Ásia na primeira turnê no continente. “Os asiáticos descobriram a música eletrônica faz pouco tempo”, comenta o produtor carioca Rozenthal.

Com quase uma década de carreira, ele conta que o projeto está em um momento de “deixar a EDM para o Steve Aoki” e fazer um resgate do electro house que projetou a dupla em 2007, com o EP Palmtree. Desde então, o Felguk já emplacou doze faixas no Top 10 do Beatport e se tornou conhecido internacionalmente com remixes que envolveram nomes como Dimitri Vegas, Flo Rida e Black Eyed Peas. Abriram shows da Madonna no Brasil, pra quem remixaram "Celebration", um marco definitivo na carreira. E compuseram tracks que se tornaram celebradas pelos fãs, como "Showtime", "Do You Like Bass", "Dance Forever" e "I Begin to Wonder".

“Estamos entrando em um novo momento da carreira”, conta Rozenthal. “A música é muito dinâmica. Mudamos a nossa sonoridade porque nos últimos anos a house music também mudou, agora é Big Room, EDM. Os fãs sentem saudade porque os DJs mudaram de estilo e a ‘música de festival’ saturou todo mundo, inclusive a gente. Por isso, começamos a procurar outras referências.”

É neste contexto que o Felguk lança “Dance to the Beat”, parceria com o produtor canadense Lazy Rich, pela Oxygen Recording. “O Rich é um cara que fazia o mesmo tipo de electro que a gente. Ele criou um baixo funkeado, inspirado em James Brown, e achou que tinha a ver com o que a gente fazia, então trocamos ideias.”

Para os fãs mais puristas, ele antecipa que a volta às raízes não significa que as produções se restringirão a um único estilo. “Nos últimos anos, surgiram muitas coisas novas na cena eletrônica, como o base house, o tropical house. Nós também aprendemos muito nesse período, então a proposta é relembrar as nossas influências, mas ligá-las a novas experiências musicais e melhores produções.”

No Facebook, a dupla publicou um documentário de 13 minutos sobre a experiência asiática. "Em 9 anos de carreira, graças à musica, tivemos a oportunidade de rodar bastante por esse mundão. Tocar no oriente pela primeira vez foi algo surpreendente, uma experiência de vida. Vale a pena ver como a música eletrônica acontece do outro lado do planeta", dizem.

Em 9 anos de carreira, graças à musica, tivemos a oportunidade de rodar bastante por esse mundão, mas ainda não havíamos ido à Asia. Tocar no oriente pela primeira vez foi algo surpreendente, uma experiência de vida. Registramos tudo e voltamos amarradões para compartilhar com vocês! Vale a pena ver como a música eletrônica acontece do outro lado do planeta! Namastê!

Publicado por Felguk em Segunda, 1 de fevereiro de 2016