Carta escrita por George Harrison em 1963 vai a leilão

Beatles detestavam que fãs jogassem doces no palco durante os shows, escreveu o ex-Beatle para fã

Da redação Publicado em 15/05/2009, às 19h38

Uma carta escrita por George Harrison a uma fã, em 1963, será leiloada no dia 17 de julho na Inglaterra. No texto, Harrison revelou que os Beatles detestavam que o público atirasse doces no palco durante os shows da banda.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a moda de jogar doces nos rapazes de Liverpool começou quando Harrison disse, durante uma entrevista, que gostava de balas à base de gelatina. Os fãs, então, começaram a enviar caixas do confeito por correio para a banda, além de atirá-lo ao quarteto durante os shows.

A carta foi enviada pelo ex-guitarrista a uma beatlemaníaca chamada Lynn Smith, então com 15 anos de idade. "Pensem em como nos sentimos no palco tentando desviar das balas enquanto vocês continuam atirando mais. Vocês mesmos não podiam comê-las? Além disso, pode ser perigoso. Uma vez, fui atingido em um olho por uma bala e garanto que não tem graça nenhuma", escreveu o músico.

Harrison, que morreu em 2001 em decorrência de um câncer, comenta também sobre a atuação de Ringo Starr na banda. Todos os integrantes encorajavam o baterista a cantar, e chegaram a sugerir que ele dançasse no palco, "já que ele consegue fazer todas as danças". "Mas Ringo nunca faria isso e acho que é porque ele tem um pouco de medo."

No leilão, que acontecerá na cidade de Salisbury, na casa Wooley & Wallis, a carta deve ser vendida por cerca de 800 libras, o equivalente a R$ 2,5 mil.