Cartunista Laerte é tema de mostra em São Paulo

Ocupação Laerte fica em cartaz entre 21 de setembro e 2 de novembro

Redação Publicado em 20/09/2014, às 10h18

A cartunista Laerte

Ver Galeria
(13 imagens)

Entre os meses de setembro e novembro, a cartunista Laerte ganha mostra sobre ela no Itaú Cultural, em São Paulo. Ocupação Laerte exibe, a partir deste domingo, 21, cartuns, desenhos, quadrinhos, ilustrações e curtas-metragens, totalizando cerca de 2 mil obras, entre imagens digitais e impressas.

Edição 86: Laerte tira a roupa para a Rolling Stone Brasil.

A mostra, que tem curadoria do filho de Laerte, o artista visual, roteirista e quadrinista Rafael Coutinho, e cenografia de Fred Teixeira, permanece em exibição com entrada gratuita até o dia 2 de novembro, todos os dias da semana, das 9h às 20h (sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h).

Além dos consagrados personagens de Larte – Piratas do Tietê, Muchacha, os moradores de O Condomínio, Deus, Overman, Muriel, entre outros –, Ocupação Laerte traz quadrinhos da artista quando tinha oito anos, que datam do fim da década de 1950. A mostra ainda conta com uma autocaricatura inédita de Laerte.

Toda Nudez Será Celebrada: de ensaio na laje a um strip sem música, os bastidores do primeiro nu de Laerte.

As facetas do transgenerismo e das preocupações políticas da cartunista também são abordadas em Ocupação Laerte, com tirinhas que retrataram a ditadura militar, entre outros momentos importantes da história do Brasil. A mostra é desenhada em formato de labirinto, com cinco saídas, e diversos caminhos a serem percorridos.

Ocupação Laerte

Entre 21 de setembro (domingo) e 2 de novembro (domingo)

Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149 – São Paulo (SP)

De terça-feira a sexta-feira, das 9h às 20h

Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h