Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Casas de show 'não são locais de infecção' de Covid-19, diz estudo

Realizado na casa de shows alemã Konzerthaus Dortmund, estudo conseguiu medir transmissão de aerossol no ambiente fechado

Redação Publicado em 14/01/2021, às 11h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espaço das Américas (Foto: Reprodução / Instagram / Espaço das Américas)
Espaço das Américas (Foto: Reprodução / Instagram / Espaço das Américas)

Após meses casas de show fechadas e evento culturais restritos ao ambiente virtual, um novo estudo do Instituto Fraunhofer Heinrich Hertz pode mudar a situação. Segundo a NME, os resultados indicaram que há um risco mínimo de transmissão de Covid-19 em casas de show. 

+++LEIA MAIS: O coronavírus e as casas de show: Como sobreviver sem saber quando voltaremos a ouvir música juntos?

O estudo alemão foi realizado na casa de show Konzerthaus Dortmund, que acomoda mil e 500 pessoas - e ele aconteceu durante três dias, nos quais cientistas analisaram o movimento das partículas em suspensão no ambiente fechado. 

Em parceria com o Serviço Federal do Ambiente alemão, o estudo contou com cientistas usando um manequim de alta tecnologia para simular a respiração humana. Por meio dessa engenharia, foi possível medir a transmissão de aerossol pela casa de shows em três dias diferentes - e a análise dos dados indicou que o risco de transmissão de Covid-19 é baixo.

Segundo a IG, Dr. Raphael von Hoensbroech, diretor da casa de show Konzerthaus Dortmund, disse que o risco de infectar alguém "por meio da transmissão de aerossol pode ser quase descartado", desde que o local tenha suprimento de ar fresco suficiente e todos os participantes usem máscaras faciais.

+++LEIA MAIS: Moshs devem ser ‘absolutamente proibidos’ em futuros shows (até coronavírus acabar de vez)

“Salas de concertos e teatros não são lugares infectados. Os últimos meses mostraram que a política precisa de uma base científica sólida para a tomada de decisões. Com nosso estudo, queremos garantir que as salas de concerto e teatros possam admitir novamente um número suficiente de público quando forem reabertas”, concluiu Raphael von Hoensbroech.

Os resultados são válidos apenas para a Konzerthaus Dortmund, mas cientistas dizem que é possível realizá-lo em casas de show similares para provar a baixa transmissão de Covid-19. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TICO SANTA CRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL