Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

CBGB retorna em forma de festival em Nova York

Donos do nome também consideram reabrir a lendária casa de shows

Rolling Stone EUA Publicado em 08/05/2012, às 15h28 - Atualizado às 15h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
CBGB - AP
CBGB - AP

Depois de comprar os direitos da extinta casa de shows CBGB, em Nova York, os responsáveis pelo nome realizarão um grande festival por toda a cidade – e consideram reabrir o clube em um novo local, segundo informou o New York Times. O CBGB Festival irá acontecer entre 5 e 8 de julho, e terá 300 bandas espalhadas por 30 locais.

“Estamos tentando manter a ideia de apoiar a música ao vivo, fazendo muito barulho e fazendo parte de Nova York”, disse Tim Hayes, um dos investidores, ao The Times. “O festival é uma forma de fazer isso. Eventualmente a casa de shows será outra forma de fazer isso.” O CBGB original fechou em 2006.

A maratona de shows vai contar com um evento gratuito no Summerstage, no Central Park, com Guided By Voices, The Pains of Being Pure at Heart e Cloud Nothings. Entre outras bandas escaladas estão o The Baseball Project (formado por Peter Buck, do R.E.M., e Steve Wynn, do Dream Syndicate), Craig Finn (Hold Steady), David Johansen (New York Dolls) e Cro-Mags.

“Queremos dar espaço para algumas das lendas que vieram do CBGB, mas o principal foco é dar suporte à nova música”, Hayes afirmou. A casa se shows abriu nos anos 70 e fomentou o nascimento da cena punk na Big Apple, tendo sido o berço de artistas como Ramones, Patti Smith, Television e Talking Heads, entre diversos outros.

O festival também irá exibir 30 filmes, entre ficção e documentários, em cinco salas durante dois dias. Além disso, serão realizadas conferências com compositores, representantes de gravadoras, promotores, jornalistas e outros profissionais. Completando a programação, haverá um evento de fabricantes de uísque artesanal.