CBGB retorna em forma de festival em Nova York

Donos do nome também consideram reabrir a lendária casa de shows

Rolling Stone EUA Publicado em 08/05/2012, às 15h28 - Atualizado às 15h40

CBGB
AP

Depois de comprar os direitos da extinta casa de shows CBGB, em Nova York, os responsáveis pelo nome realizarão um grande festival por toda a cidade – e consideram reabrir o clube em um novo local, segundo informou o New York Times. O CBGB Festival irá acontecer entre 5 e 8 de julho, e terá 300 bandas espalhadas por 30 locais.

“Estamos tentando manter a ideia de apoiar a música ao vivo, fazendo muito barulho e fazendo parte de Nova York”, disse Tim Hayes, um dos investidores, ao The Times. “O festival é uma forma de fazer isso. Eventualmente a casa de shows será outra forma de fazer isso.” O CBGB original fechou em 2006.

A maratona de shows vai contar com um evento gratuito no Summerstage, no Central Park, com Guided By Voices, The Pains of Being Pure at Heart e Cloud Nothings. Entre outras bandas escaladas estão o The Baseball Project (formado por Peter Buck, do R.E.M., e Steve Wynn, do Dream Syndicate), Craig Finn (Hold Steady), David Johansen (New York Dolls) e Cro-Mags.

“Queremos dar espaço para algumas das lendas que vieram do CBGB, mas o principal foco é dar suporte à nova música”, Hayes afirmou. A casa se shows abriu nos anos 70 e fomentou o nascimento da cena punk na Big Apple, tendo sido o berço de artistas como Ramones, Patti Smith, Television e Talking Heads, entre diversos outros.

O festival também irá exibir 30 filmes, entre ficção e documentários, em cinco salas durante dois dias. Além disso, serão realizadas conferências com compositores, representantes de gravadoras, promotores, jornalistas e outros profissionais. Completando a programação, haverá um evento de fabricantes de uísque artesanal.