CCBB Rio promove debates sobre a filosofia no rock

Convidados traçam paralelos entre o estilo musical e a filosofia usando como fonte as obras de Bob Dylan, Rolling Stones, Radiohead e outros

Da redação Publicado em 27/03/2011, às 09h41

A obra de Bob Dylan também será debatida em Filosofia do Rock, que o CCBB Rio promove a partir de maio
AP

Entre maio e novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro promove o Filosofia do Rock, uma série de debates com entrada franca durante os quais será analisado o diálogo existente entre a filosofia e um dos estilos musicais mais populares do mundo.

Marcia Tiburi, doutora na área, está encarregada de encabeçar os debates, que terão como convidados a cantora Zélia Duncan, Nelson Motta, Thedy Corrêa e Elisa Gargiulo discutindo as afinidades entre produções de artistas do rock e com algumas das correntes filosóficas do século 20.

"A filosofia é sempre crítica. Sua tarefa é pensar e a ideia destes encontros é pensar o rock, entender a história da juventude, ver em que sentido os jovens de ontem e de hoje se relacionam com o rock, tentar descobrir se o rock ainda tem algo a nos dizer", afirma Marcia Tiburi em comunicado enviado à imprensa.

No primeiro debate, Zélia Duncan falará sobre Cássia Eller, mas ainda serão abordadas as obras de Radiohead, Rolling Stones, Bob Dylan, entre outros. Veja a programação abaixo.

O Filosofia do Rock acontece no Auditório do CCBB Rio e as senhas para os eventos estarão disponíveis com uma hora de antecedência na bilheteria. Mais informações podem ser obtidas no site do CCBB.

Filosofia do Rock

11 de maio, às 18h30 - Cássia Eller, o rock nacional e a filosofia da voz

15 de junho, às 18h30 - Bob Dylan e Walter Benjamin

6 de julho, às 18h30 - Legião Urbana e Michel Foucault

24 de agosto, às 18h30 - As mulheres na história do rock

14 de setembro, às 18h30 - Velvet Underground e as filosofias pós-modernas

12 de outubro, às 18h30 - Rolling Stones e as filosofias negativas

16 de novembro, às 18h30 - Radiohead e Nirvana, Ideologia e Sociedade do Espetáculo

Auditório do Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro - Rua Primeiro de Março 66, Centro

Entrada franca

Informações: (21) 3808-2020