Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Celebrando com Aretha Franklin

No aniversário de 72 anos da Rainha do Soul, ela se abre e conta como foi trabalhar com Andre 3000, do amor que sente por Beyoncé e fala das razões para não se aposentar

Patrick Doyle Publicado em 24/03/2014, às 18h20 - Atualizado às 18h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aretha Franklin - Evan Agostini / AP
Aretha Franklin - Evan Agostini / AP

"Que festa!", disse Aretha Franklin na noite do último sábado, 22, sentada em um sofá do Ritz Carlton, toda elegante, usando pérolas, e um terno com saia verde limão elegante. “Simplesmente tremendo, que noite!

A Rainha do Soul passou boa parte da própria festa de aniversário de 72 anos sentada em um canto, tomando refrigerante ao lado dos amigos Clive Davis e Denzel Washington. Mas perto da 0h, ela cortou um bolo de baunilha e entregou pedaços aos convidados pessoalmente – entre os presentes estavam o congressista Charles Rangel e o juiz Greg Mathis, do reality Judge Mathis. Depois ficou no sofá, batucando os dedos ao som de Dizzy Gillespie All Stars. A senhorita Franklin tem um aniversário favorito? "Além deste?", respondeu ela à Rolling Stone EUA com um sorriso.

Franklin tem muito o que celebrar neste momento. Ela se apresentou recentemente no Hotel e Cassino Revel, em Atlantic City, ("Foi fantástico, uma noite maravilhosa”) e tem datas marcadas em junho no Radio City Music Hall, em Nova York. Ela também voltou a trabalhar com Davis, que está cuidando da produção executiva do próximo disco dela, um álbum conceitual no qual vai fazer covers de suas cantoras preferidas – com músicas como "Last Dance" (Donna Summer) e "People" (Barbra Streisand).

Franklin também está se associando a um nome importante do hip-hop. "Andre 3000 vai me ajudar na produção de algumas faixas”, disse Franklin. "Amo tudo que ele faz. Ele tem um groove do qual eu gosto muito, muito. " Franklin disse que recebeu recentemente várias das canções do produtor Babyface, agora ela vai adicionar a voz e pretende lançar o disco em junho. “Mas, no momento, estou apenas tentando arrumar um contrato de gravação para minha neta, Victorie, que cantou para mim na premiação BET Honors", disse Franklin. O comentário dela sonre ser avó: “É fabuloso".

Franklin também está considerando uma versão de Beyoncé no álbum, com quem ela diz ter muita afinidade. "Gosto de 'Bootylicious', 'Survivor' – minha netinha ama 'Survivor'", ela disse. "Ela é batalhadora", constata Franklin sobre Beyoncé. "E eu admiro isso. Eu sou assim também."

A data mesmo do aniversário de Aretha é 25 de março e ela ainda está pensando como vai passar o dia. "Acho que vou ver Motown The Musical novamente, e talvez Aladdin." Eu menciono que muitos dos artistas retratados no musical da respeito da Motown ainda estão fazendo shows, assim como ela. "Sim", ela concorda, acrescentando que não pensa em se aposentar tão cedo. "Por que deveria? Eu faço o que amo e as pessoas amam nos ouvir. Vou fazer isso para sempre.”