Centenário de Clarice Lispector: explore a bibliografia da autora

O Instituto Moreira Salles (IMS) inaugurou um novo site dedicado à escritora, que completaria 100 anos nesta quinta-feira, dia 10

Redação Publicado em 10/12/2020, às 10h05

None
Clarice Lispector é homenageada pelo IMS (Foto: Reprodução)

Nesta quinta-feira, 10, um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector, completaria 100 anos. Sua obra, amplamente traduzida e divulgada, vem sendo cada vez mais lida e comentada pela crítica internacional, posicionada junto a outros nomes de impacto, tais como Virginia Woolf, Franz Kafka e Katherine Mansfield

Em homenagem à autora de uma vasta obra, que inclui romances, contos, crônicas e textos infantojuvenis, o Instituto Moreira Salles (IMS) inaugurou um novo site bilíngue (em português e inglês) com fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte provenientes do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004: www.claricelispector.ims.com.br.

O site faz parte da iniciativa Hora de Clarice, idealizada pelo próprio IMS em 2011: “A visita ao site é um convite para mergulhar e conhecer múltiplos aspectos da vida e obra da escritora, que, em 2020, completaria 100 anos.”

+++LEIA MAIS: Capitu investigadora, Juca Pirama mago e mais: conheça A Todo Vapor, série que transforma literatura brasileira em steampunk [ENTREVISTA]

Entre os destaques do site, há uma  aula em vídeo de Yudith Rosenbaum, professora da FFLCH-USP, na qual ela analisa o conto “Felicidade clandestina”, publicado no livro homônimo de 1971.

Também podemos mergulhar na vida de Clarice a partir de um percurso poético e afetivo. Frases, cartões-postais, e entrevistas, entre outros materiais, surgem de diferentes modos na tela, promovendo uma experiência rica e cheia de surpresas.

Os itens de acervo, digitalizados e transcritos, ainda contam com cadernos pouco conhecidos ou inéditos da escritora, que acabam de chegar à coleção do IMS, bem como dezenas de cartas enviadas a suas irmãs ou personalidades como os escritores Érico Veríssimo e Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas.


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes!


+++ TICO SANTA CRUZ: 'A GENTE QUERIA PROVOCAR OS CONSERVADORES' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL