Centenário de Robert Doisneau é comemorado com exposição inédita no RJ

Simplesmente Doisneau ficará em cartaz até 17 de junho, com exibição de imagens icônicas do fotógrafo francês

Redação Publicado em 10/03/2012, às 10h30

"Le baiser de l´Hôtel de Ville”, de 1950, é considera a imagem mais icônica da carreira de Doisneau e até hoje é um dos selos postais mais vendidos na França.

Ver Galeria
(3 imagens)

Uma exposição inédita e gratuita em homenagem ao centenário do fotógrafo francês Robert Doisneau (1912-1994) estará em exibição no Rio de Janeiro até o dia 17 de junho. Simplesmente Doisneau traz imagens clássicas do acervo do artista, como as que você pode ver clicando na galeria à esquerda.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A mostra conta com 152 imagens e um documentário sobre a vida do fotógrafo (Robert Doisneau: Tout Simplement), com curadoria de Agnès de Gouvion Saint-Cyr, encarregada pelo Ministério da Cultura francês de divulgar a fotografia do país pelo mundo.

Nascido na cidade de Gentilly, Doisneau foi influenciado pelos trabalhos de Henri Cartier-Bresson, Eugène Atget e André Kertész, ganhando fama por fotografar a vida nos arredores de Paris. Muitas de suas imagens, como "Le baiser de l´Hôtel de Ville" (foto) são vendidas até hoje na França como calendários e postais.

Simplesmente Doisneau no Rio de Janeiro

8 de março a 17 de junho - terça a domingo, das 12h às 19h

Centro Cultural Justiça Federal - Av. Rio Branco, 241 – Rio de Janeiro

Entrada Franca