Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi terá dupla t.A.T.u.

Diretamente do início da década passada, duo desafia as leis homofóbicas da Rússia

Redação Publicado em 07/02/2014, às 13h29 - Atualizado às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
T.a.t.u. - Evan Agostini / AP
T.a.t.u. - Evan Agostini / AP

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, acontece nesta sexta, 7, e deve contar com a presença do duo t.A.T.u., vindo diretamente do início dos anos 2000.

Segundo informações de publicações russas, a dupla, formada por Lena Katina e Yulia Volkova, será uma das atrações do evento e vai apresentar o grande hit da carreira, “Not Gonna Get Us”, sucesso em 2003. As duas foram vistas durante os ensaios para a cerimônia de abertura.

A presença da dupla se relaciona ao mais polêmico tema desses Jogos Olímpicos. A Rússia nos últimos anos tem abrigado uma ofensiva contra homossexuais, muitas vezes com aval legal, o que tem gerado tensão para a realização do evento esportivo. Já a dupla, que se reuniu pela primeira vez em 1999, ficou conhecida por tratar do homossexualidade e inclusive forjar um relacionamento, enquanto, descobriu-se depois, são ambas heterossexuais.

Tecnicamente, aliás, a dupla é ilegal em seu país de origem. A legislação russa proíbe “propaganda gay”, um conceito impreciso, mas que poderia ser relacionado às músicas da dupla e ao próprio nome t.A.T.u., que em russo é termo que faz referência a um relacionamento entre duas mulheres.

Mas, além dos problemas com a legislação russa, a dupla também teve dificuldades com a organização do evento, segundo expôs Lena no Twitter. “Eles nos chamaram para tocar na abertura das Olimpíadas de Sochi, mas tratam os artistas como merda!!!”, reclamou, em mensagem posteriormente excluída.

Lena e Yulia caíram no esquecimento pouco tempo depois de alcançarem as paradas de sucesso ao redor do mundo, e resolveram se separar em 2011. Se reuniram desde então, contudo, para fazer novos shows, como acontecerá na cerimônia dos Jogos Olímpicos. Relembre “Not Gonna Get Us”: