Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Chernobyl: veja comparações entre cenas da série e filmagens históricas do desastre

Em 1986 o Discovery Channel acompanhou, durante oito meses, pessoas que tentavam resgatar a cidade do acidente

Redação Publicado em 13/06/2019, às 19h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Chernobyl, minissérie da HBO (Foto: Reprodução)
Cena de Chernobyl, minissérie da HBO (Foto: Reprodução)

Chernobyl, minissérie da HBO, mostra em seus cinco episódios a história do desastre nuclear que atingiu a União Soviética em 1986. O acontecimento ficou marcado como uma das maiores tragédias na história da humanidade.

A produção chamou atenção dos críticos por mostrar de modo minucioso os acontecimentos do evento original. O diretor Johan Renck e os produtores executivos Craig Mazin, Carolyn Stauss e Jane Featherstone preocuparam-se em não apenas trazer os acontecimentos históricos, mas também transmitir os sentimentos e os fatos dos meses fatídicos que seguiram o acidente.

O canal de YouTube de Thomas Flight fez um vídeo especial sobre a série. Colocou imagens da HBO lado a lado com filmagens de 1986, ano do acidente, feitas para o documentário Desastre de Chernobyl, do Discovery Channel. O longa acompanhou o trabalho de bombeiros, mineiradores, soldados e civis que trabalharam durante oito meses para poder consertar os estragos causados pela usina nuclear que causou o acidente.

O quadro, dividido em dois, mostra as cenas quase idênticas da minissérie e do documentário. As roupas, os movimentos de câmera, os cenários e as ações: o que foi feito em Chernobyl mostra atenção aos detalhes de filmagens reais da área do acidente.

Não à toa, a série tornou-se rapidamente uma das mais bem classificadas do iMDB (com 9,7 supera Game of Thrones  e Breaking Bad, com 9,4 e 9,5 respectivamente) e causou um pico de visitas à cidade fantasma de Chernobyl.

Assista às comparações: 

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos

Chernobyl: veja comparações entre cenas da série e filmagens históricas do desastre