Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Chicken Kennedys: produtora dos shows do Dead Kennedys no Brasil tenta cobrir os prejuízos do cancelamento

O grupo EV7 Live se propôs a vender camisetas e pôsteres com uma versão alternativa da imagem para conseguir pagar o reembolso dos ingressos

Redação Publicado em 04/05/2019, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Chicken Kennedys: produtora dos shows do Dead Kennedys no Brasil tenta cobrir os prejuízos do cancelamento

O caso do cancelamento da turnê do Dead Kennedys pelo Brasil se encaminha para um fim melancólico. A produtora dos shows da histórica banda punk, a EV7 Live, anunciou que venderá camisetas e pôsteres para cobrir o rombo causado pelo reembolso de ingressos já adquiridos por fãs da banda norte-americana.

Em um comunicado publicado pela EV7 Live, na página oficial de Facebook, eles informam que o próprio guitarrista da banda, East Bay Ray, fundador do grupo, aprovou o pôster antes da polêmica e, diante da falta de contato com a banda na tentativa de manter a turnê pelo Brasil, eles irão devolver o dinheiro aos fãs do DK.

Para isso, estão vendendo novas versões dos pôsteres e camisetas, mas, em vez do nome do Dead Kennedys, eles usarão o letreiro com os dizeres "Chicken Kennedys".

Eles deixam claro que o novo letreiro "não possui relação alguma com nenhuma banda que você conhece e não infringe nenhum direito autoral ou propriedade intelectual. Se você está fazendo associação com alguma banda, isto é coisa da sua cabeça."

Veja, abaixo, a versão relançada do pôster. O texto segue abaixo. 

Entenda o cancelamento do Dead Kennedys no Brasil

A turnê do Dead Kennedys do Brasil seria realizada no mês de maio e incluía quatro datas por Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, entre os dias 23 e 28.

Os problemas começaram em 22 de abril, quando o pôster assinado pelo ilustrador brasileiro Cristiano Suarez foi divulgado. Na imagem, uma família fantasiada de palhaço vestia um uniforme parecido ao da seleção brasileira de futebol, rodeada por tanques de guerra, símbolos do nazismo e favelas em chamas.

A imagem, é claro, repercutiu. Marcelo D2, por exemplo, foi uma das personalidades a elogiar o pôster de Suarez e a coragem do Dead Kennedys. Houve também quem criticasse o grupo - por discordâncias políticas e com a postura do grupo.

Diante da repercussão, o o Dead Kennedys pediu que a imagem fosse apagada. No dia 26 de abril, em publicação em sua página no Facebook, o grupo anunciou o cancelamento dos shows.

"O promotor no Brasil realmente não soube como gerenciar as coisas da forma correta. Sem nos contatar sobre o assunto, ações estúpidas foram tomadas e que fizeram com que os pregadores de ódio se manifestassem por todos os lados", escreveu a banda, no texto publicado no Facebook, também apagado posteriormente.

Chicken Kennedys

A imagem criada por Suarez, é claro, seguiu circulando pela internet, bandas que vão de Ratos de Porão a Francisco, El Hombre, adaptaram o pôster com seus respectivos nomes.

Mas a questão entre Dead Kennedys e a EV7 Live não havia chegado ao fim. Como a produtora não conseguiu mais contato com a banda, mesmo depois de oferecer uma quantia de dinheiro "generosa", como diz o comunicado, para tentar reverter a situação, a empresa decidiu criar pôsteres e camisetas com versões do pôster, para ser capaz de pagar pelo reembolso dos ingressos.

Veja o comunicado publicado pelo EV7 Live na íntegra:

Fomos bombardeados de e-mails e telefonemas desde a segunda feira da semana passada (22) por causa do famigerado poster que criamos para a turnê do Dead Kennedys no Brasil. Em respeito à banda e pelo contrato que tínhamos, nos abstivemos de fazer qualquer comentário público sobre o assunto – até agora. Na última sexta-feira, sem nos comunicar previamente ou mostrar qualquer boa vontade de discutir a questão, a banda anunciou o cancelamento dos shows no Brasil.

Ao longo da última semana, enviamos vários e-mails à banda, seu empresário e agente de reservas. Chegamos a oferecer a eles um generoso bônus para que reconsiderassem a possibilidade de vir e fazer os shows. Também oferecemos vários cenários amigáveis de cancelamento. Tudo o que queríamos era que a banda arcasse com os custos de reembolso daqueles que compraram ingresso antecipadamente. Todos os nossos e-mails foram negligenciados.

Diante da ausência de interesse da banda por um acordo amigável, não temos mais por que segurar nada. Vamos lá.

1) O conteúdo da arte foi aprovado por East Bay Ray diretamente ao desenhista, Cristiano Suarez. Abaixo o print do e-mail que poderíamos ter soltado semana passada, mas que seguramos na tentativa de contornar o problema.


2) O Instagram oficial do Dead Kennedys compartilhou o poster. Print também abaixo. Foi o compartilhamento pela página da banda que levou à viralização da imagem.

3) Horas depois que a imagem já era viral e trending topics no Twitter, a banda nos escreveu dizendo que a arte não havia sido aprovada para uso e que deveria ser retirada de toda a internet. Já era tarde, evidentemente.

4) Fizemos um acordo para continuar com os eventos na quarta-feira dia 24, mas a banda rompeu este acordo de maneira unilateral na sexta dia 26, anunciando o cancelamento dos shows.

5) A banda decidiu não devolver o dinheiro dos fãs. Em sua própria nota de cancelamento (que eles apagaram, mas pode ser lida em qualquer lugar na internet), a banda disse que pretende doar parte do dinheiro dos fãs que compraram ingresso para “instituições de caridade”. Não informaram quais instituições nem qual valor. Todos sabem o nome disto.

6) Nós da EV7 Live vamos arcar com o custo astronômico de reembolso de todos os ingressos. Para tanto, estamos abrindo venda de camiseta e pôsteres especiais com a famigerada arte no intuito de levantar recursos para cobrir o reembolso da galera. Não usaremos nome ou marca da banda no pôster. O site para aquisição de camiseta e poster é https://ev7live.lojaintegrada.com.br/

7) Para aqueles que, como a gente, ficaram bastante decepcionados com tudo o que aconteceu de uma semana para cá, estamos com uma versão da camiseta chamada “CHICKEN KENNEDYS”. Atenção: “Chicken Kennedys” não possui relação alguma com nenhuma banda que você conhece e não infringe nenhum direito autoral ou propriedade intelectual. Se você está fazendo associação com alguma banda, isto é coisa da sua cabeça.

8) As vendas serão feitas exclusivamente pelo site https://ev7live.lojaintegrada.com.br/ e o frete já está incluso no preço dos produtos. As tiragens são limitadas e todos os recursos advindos da arte serão usados para cobrir o rombo causado pela inconsequente decisão da banda. Também está incluso no preço os devidos royalties ao autor da arte. Cristiano Suarez.

8) Comprando camiseta e poster no site abaixo, vocês terão certeza de que estarão adquirindo um produto com máxima qualidade de impressão. É possível encontrar a arte em outros sites por aí, mas eles estão usando imagens em baixa resolução. Além disso, comprando no site abaixo, vocês estarão ajudando uma produtora que foi lesada financeira e moralmente por pessoas mal organizadas, além de remunerar de maneira justa o ilustrador.

9) Sobre os reembolsos:

Rio: quem comprou presencialmente pode dirigir-se à bilheteria do Circo Voador. Quem comprou on-line basta aguardar o reembolso automático pela Tudus.

São Paulo, Belo Horizonte e Brasília: seja presencial ou online, os compradores devem preencher este formulário e aguardar instruções de reembolso pela TicketBrasil a partir de hoje: https://ticketbrasil.com.br/cancelamento-da-compra/evento-cancelado.

SITE para aquisição de camiseta e poster pode ser acessado aqui.

+++ Cheia de amor, Cynthia Luz se posiciona como dona da voz (rouca) em ascensão do pop e R&B nacional