Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

China proíbe shows do Oasis

Apresentações da banda foram canceladas porque Noel Gallagher se apresentou em um concerto em prol da liberdade do Tibete, em 1997

Da redação Publicado em 02/03/2009, às 13h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O governo chinês pediu o cancelamento de dois shows do Oasis no país. Os ingressos para as apresentações (que estavam agendadas para 3 e 5 de abril) pararam de ser vendidos repentinamente. Seria a primeira passagem da banda pelo país.

Pouco depois do cancelamento das vendas, representantes da banda dos irmãos Gallagher divulgaram um comunicado, afirmando que o shows foram banidos por conta da participação de Noel em um evento pró-Tibete, em 1997. O Tibete está sob comando do governo da China há mais de 55 anos.

De acordo com o comunicado, oficiais do Ministério da Cultura declararam que o fato torna os shows "inapropriados" para a China. "O Oasis está profundamente desapontado (...) e espera que as autoridades da China reconsiderem a decisão e permitam que a banda se apresente a seus fãs chineses no futuro", acrescenta o pronunciamento.

Em agosto de 2008, a China bloqueou o acesso ao disco Songs For Tibet na loja do iTunes no país. O disco tinha participação de artistas a favor da libertação do Tibete, como Sting, John Mayer e Garbage.