O evento, dedicado a promover encontros entre artistas latinos, reuniu o pianista cubano e o bandolinista brasileiro no palco para duas horas de jazz com influências africanas
Um artista brasileiro mais um outro latino em um mesmo palco, se encontrando pela primeira vez. Essa é, em linhas gerais, a proposta do festival Telefônica Sonidos, cuja edição de 2011 teve início na noite da última quarta, 24, no Jockey Club de São Paulo. Para dar o pontapé inicial, dois músicos reconhecidos como grandes mestres de seus instrumentos subiram ao palco Jazz Latino na ocasião: o cubano Chucho Valdés – filho do também lendário pianista Bebo Valdés - e seu convidado, o brasileiro Hamilton de Holanda, bandolinista desde os 5 anos de idade.
A apresentação começou com quase meia hora de atraso (eram quase 22h quando Chucho subiu ao palco). Enquanto o show não começava, o público ocupava um lounge externo – aberto para todos, sem necessidade de ingresso – onde filmes eram exibidos e jazz ao vivo saía das caixas de som, tudo de graça. Ao subir para o show, inicialmente, o cenário causava estranhamento. O palco foi montado de forma suspensa, no local onde acontecem as corridas de cavalos. As arquibancadas foram devidamente estofadas e o público presenteado com cobertores para proteção do vento gelado que vinha da Marginal Pinheiros, de forma que, mesmo no local inusitado, a plateia ficou bastante confortável.
E a paisagem ao fundo, composta pelo conjunto de arranha-céus que formam um cenário tipicamente paulistano, acabou se encaixando perfeitamente, mesmo que a noite fosse levar os amantes de jazz para uma viagem harmoniosa a Cuba e África.
Chucho, sua indefectível boina cinza virada para trás e suas habilidades como pianista virtuoso não vieram sozinhos ao Brasil. Junto veio a inacreditável banda Afro-Cuban Messengers, composta de seis músicos que assumiram longos e virtuosos solos ao longo das duas horas de apresentação. Os músicos, além de tocarem, colaboraram com vocais e cantos africanos.
O show começou ao som de duas longas peças, os complexos e hipnotizantes temas “Conga Danza” e “Iansa”. Chucho pareceu mesmo animar com a canção seguinte, “Zawinul's Mambo”, a terceira e última faixa antes de chamar ao palco a irmã, a cantora Mayra Caridad Valdés, trajando roupa e apetrechos brilhantes da cabeça aos pés. "Aquela era a voz feminina do grupo”, explicou ele em um dos poucos momentos em que falou. Mesmo que estivesse com uma leve crise de tosse, ela demonstrou uma potência vocal impressionante cantando o tema “Alma Mía”.
Assim que Mayra saiu do palco, entrou o convidado de Chucho, o “gênio Hamilton de Holanda”, como elogiou o anfitrião. Os oito músicos (Chucho, Hamilton e banda) tocaram “Guajira”, “Neurosis”, um clássico cubano, e uma muitíssimo aplaudida versão de “Besame Mucho”. Antes de terminar a parceria, Hamilton foi ao microfone agradecer a oportunidade de tocar com um artista tão consagrado como Chucho (“e no meu país, o que é melhor ainda”) e explicou que, para fechar, o cubano pediu para que eles fizessem um número bem brasileiro, que todos conhecessem. Para cumprir tais requisitos, foi escolhida a canção “Tico-tico no Fubá”. Com seu jeito intenso de tocar, Hamilton parecia “bailar” com o bandolim durante a execução da música.
O encerramento – antes de dois bis – aconteceu ao som de “Chango”. Muito aplaudido, Chucho agradeceu, e estava saindo quando de repente se virou e apontou para o piano, sorrindo e indagando, sem usar palavras, se as pessoas gostariam que ele voltasse. O aumento das palmas indicou que sim, mais um bis seria bastante benvindo. Ao final, mais uma vez os músicos todos se despediram e Chucho, antes de descer para o camarim, fez o mesmo gesto de retornar ao piano de cauda preto. Novamente, foi incentivado a continuar. Quando voltou, trouxe ao palco Hamilton, para estreitar mais um pouquinho as relações musicais Cuba-Brasil, antes de dar um tchau definitivo, quando o relógio já marcava quase meia-noite.
O Telefônica Sonidos continua até o próximo sábado, 27, e ainda terá encontros entre Julieta Venegas e Marisa Monte, a dupla Victor & Leo e o trio mexicano Camila, entre outros. Você confere a cobertura completa do evento aqui, no site da Rolling Stone Brasil.