Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Chuck Berry? O maior guitarrista de todos os tempos para George Harrison era o irlandês Gary Moore; conheça

O ex-beatle admirava o trabalho do guitarrista irlandês e chegou a convidá-lo para parcerias e performances

Redação Publicado em 17/09/2020, às 11h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
George Harrison e Gary Moore (Fotos: AP)
George Harrison e Gary Moore (Fotos: AP)

Quem é o maior guitarrista de todos os tempos? Chuck Berry? Jimi Hendrix? Para George Harrison, ninguém dominava melhor o instrumento do que Gary Moore, segundo informações do Far Out Magazine.

Nascido na Irlanda em 1952, Moore acompanhou a explosão dos Beatles ao redor do mundo durante a infância e adolescência, mas não imaginou que se tornaria uma das referências do lendário guitarrista do Fab Four

+++ LEIA MAIS: Por que John Lennon não se preocupou com a saída de George Harrison dos Beatles?

Quando começou a tocar, Moore se inspirava em Peter Green, do Fleetwood Mac, Eric Clapton e, claro, Harrison. O músico chegou a fazer parte dos grupos Skid Row e Thin Lizzy no final dos anos 1960 e começo dos anos 1970. 

Na década de 1980, Moore já era conhecido pelo estilo próprio de guitarras mais pesadas e foi convidado por ninguém menos que Harrison para participar da produção de “She’s My Baby”, do supergrupo The Travelling Wilburys, que, além do ex-beatle, contava com  Bob Dylan e Tom Petty entre os integrantes.  

+++ LEIA MAIS: Violino, LSD e deportação: 8 fatos curiosos sobre George Harrison, guitarrista dos Beatles [LISTA]

Moore aceitou o convite, mas escolheu assinar a canção sob o apelido Ken Wilbury. Sem revelar a identidade do colega, Harrison disse em uma entrevista: “Esse é Ken Wilbury, espero que esteja ouvindo. Agora, Ken Wilbury, você é um garoto safado, você não toca no vídeo, mas nós amamos ele - ele é um excelente guitarrista”. 

Harrison ainda elogiou o músico outras vezes e afirmou que ele era um dos “melhores guitarristas do mundo”, destacando que o artista “não batia em volta da nota como muitos músicos”. 

Em 1992, Moore foi um dos convidados especiais do último grande show do ex-beatle e apresentou o clássico “While My Guitar Gently Weeps” com Harrison. Assista: 


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'