Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ciência explica obsessão das pessoas por Billie Eilish - e resposta tem a ver com ASMR

Com apenas 18 anos, a artista conquistou a crítica, o público e o topo das paradas da Billboard. Mas o que exatamente a torna tão popular?

Redação Publicado em 11/02/2020, às 11h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Billie Eilish na cerimônia do Oscar 2020, no Dolby Theatre em Los Angeles. (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)
Billie Eilish na cerimônia do Oscar 2020, no Dolby Theatre em Los Angeles. (Foto: Jordan Strauss / Invision / AP)

Desde o dia 29 de março de 2019, não fala sobre outra coisa além de Billie Eilish. A data marca o lançamento de When We All Fall Asleep, Where Do We Go?, primeiro disco de estúdio da cantora e compositora que conquistou os críticos, o público e o topo da principal parada norte-americana. 

Em menos de um ano, Eilish fez história ao ser a artista mais jovem ao ganhar as quatro principais categorias do Grammy, que incluem Canção do Ano, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Artista Revelação. Não há dúvidas de que ela é a figura mais influente do nosso tempo, mesmo que ela não queira ser

As pessoas ficaram hipnotizadas com a música de Eilish e isso despertou a curiosidade de alguns pesquisadores. Afinal, o que exatamente torna essa cantora adolescente tão popular? 'Duh', te explicamos. 

É claro que "Bad Guy" soa como algo completamente diferente do que você ouviu na maioria das principais rádios nos últimos anos. Mas para quem é fã de ASMR, o sucesso de Eilish é (confortavelmente) previsível. 

+++ LEIA MAIS: Billie Eilish canta Yesterday, dos Beatles, no Oscar 2020 e divide o Twitter: ‘Angelical’ e ‘Sussurrante’

ASMR significa uma resposta autônoma das linhas sensoriais humanas. É isso que descreve a sensação de formigamento que você sente quando alguém sussurra no seu ouvido. Os fãs classificam esse tipo de música como uma "experiência eufórica" e "semi-orgásmica". 

É natural quando alguém fala em voz baixa nos aproximarmos para ouvir melhor, e Eilish, com vocais suaves, usa essa resposta automática para cativar os fãs e instantaneamente chamar a atenção para o que ela tem a dizer. Essa técnica faz parecer que a artista está bem ao seu lado, sussurrando para te contar um segredo.

+++ LEIA MAIS: Billie Eilish, Taylor Swift e Guns N'Roses: Guia de shows internacionais no Brasil em 2020

No disco, Eilish combina os elementos de ASMR com melodias cativantes e batidas pulsantes para criar um som que pode se encaixar dentro do mainstream. As músicas incluem sons como slurping, drill, instrumentos isolados e batidas que soam como elementos individuais.

O Insider, por exemplo, descreveu Eilish como "a primeira estrela do pop criada para o Air Pods", graças à qualidade de som envolvente que a música da artista possui. Isso quase sempre faz a faixa soar como tridimensional, mas, ao mesmo tempo, íntima. 

+++ LEIA MAIS: 9 razões para Billie Eilish ter o show mais quente e aguardado do ano [LISTA]

Eilish é a primeira artista de ASMR em ascensão, e, agora que a indústria fonográfica percebeu o quanto pode ganhar com isso, é improvável que ela seja a última a combinar essas técnicas. 

+++ LEIA MAIS: Dave Grohl compara Billie Eilish ao Nirvana e a cantora responde


+++ A MALDIÇÃO DO CORINGA, COM JOAQUIN PHOENIX, HEATH LEDGER, JACK NICHOLSON E MAIS: