Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Clássico do Black Sabbath ganha versão de Orquestra Folclórica da Armênia

Tony Iommi e Ian Gillan compareceram em uma apresentação feita como agradecimento por ajuda beneficente nos anos 1980

Kory Grow / Rolling Stone EUA Publicado em 07/06/2019, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ian Gillan e Tony Iommi ganham homenagem de orquestra armênia (Foto: Reprodução / Instagram)
Ian Gillan e Tony Iommi ganham homenagem de orquestra armênia (Foto: Reprodução / Instagram)

As músicas do Black Sabbath já ganharam muitos covers diferentes - no formato de soul, jazz, e outros. Mas ainda deve ter sido uma surpresa para Tony Iommi e ex-vocalista do Sabbath Ian Gillan (mais conhecido como o frontman do Deep Purple) quando a Orquestra Naregatsi, da Armênia, apresentou para eles um cover de “She’s Gone”, parte do disco Technical Ecstasy (1976) em um show especial em Yeveran nesta quarta.

Os músicos, que trabalharam juntos pela primeira vez em Born Again (1983) estavam na capital do país para serem reconhecidos pelos seus esforços para levantar fundos para ajudar vítimas de um terremoto. Em 1988, um desastre de magnitude 6.8 dizimou a cidade armênia Spitak e matou cerca de 38 mil pessoas.

Iommi e Gillan estavam entre os músicos que se juntaram para gravar Rock Aid Armenia, um disco de caridade de vários artistas, e gravaram "Smoke On The Water" no ano seguinte para levantar fundos para reconstruir o país. Outros músicos que gravaram foram Pink Floyd, David Gilmour, e Brian May do Queen. Décadas depois, Iommi e Gillan gravaram outra música, “Out of My Mind”, com outra superbanda, incluindo ex-Metallicas e Iron Maiden para coletar dinheiro e construir uma escola de música na Armênia.

“Eu estava na Armênia um ano depois do terremoto, e parecia que tinha sido no dia anterior”, contou Ian Gillan em 2011. “Fui até Spitak, o epicentro da tragédia, e eu conversei com o prefeito e as pessoas andavam em volta de mim como zumbis. E de todas as coisas que me impressionaram, o que mais marcou foi que ele disse que não tinha música. Mesmo depois de um ano, nada de música na igreja. Nada no rádio. Crianças não cantam. Até os pássaros estavam calados. Estava morto.”

Junto com o benfeitor Jon Dee, que realizou a gravacão de “Smoke on the Water” para o Rock Aid Armenia, Iommi e Gillan viajaram para Yerevan este ano para ir a um evento especial em sua homenagem, que também contou com a presença de Nikol Pashinyan, primeiro-ministro. Lá, também viram uma versão especial de “She’s Gone”, clássica música orquestral do Sabbath. Iommi postou a performance em sua página de Facebook e escreveu “ótimo dia aqui na Armênia, Ian e eu estávamos com a Orquestra Naregatsi.”

Assista a apresentação:

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos