Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Coadjuvante de si mesmo

Em quarto filme da série, que estréia hoje no Brasil, Rambo deixa de ser exército de um homem só

Por Pablo Miyazawa Publicado em 29/02/2008, às 12h44 - Atualizado às 12h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Antes mesmo de ressuscitar Rocky Balboa, Sylvester Stallone já havia prometido recuperar John Rambo de quase 20 anos de ostracismo. E tal qual o amargurado veterano de guerra, Sly é homem de palavra. Orçamento limitado em mãos, descrença da crítica e ansiedade do público nas costas, o astro foi à luta: co-escreveu enredo e diálogos, escalou elenco e dirigiu cada cena de Rambo 4 (apenas Rambo no original).

Leia AQUI entrevista que Stallone deu à RS Brasil 04

Aos 61, Stallone parece exausto (ainda que forte como nunca) e provavelmente por isso tenha optado por um estilo alternativo de atuação. Ao invés de ser a estrela solitária de uma carnificina particular, Rambo divide cenas e louros sangrentos com uma inacreditável e improvável equipe de mercenários. Presenciar o último herói americano como coadjuvante de seu próprio filme é talvez mais chocante do que assistir às mais exageradas cenas violentas que o cinema proporcionou em muito tempo. Na já histórica seqüência do massacre na vila birmanesa, nem crianças ou cães são poupados.

É até uma pena que esse cuidado com o realismo visceral não tenha se estendido ao roteiro e aos diálogos, profundos como um cinzeiro sujo. A curta duração e a produção de caráter quase amador também contribuem para um clima caseiro e irresistivelmente cômico, que não permitem que nada daquilo seja levado a sério. Se não fosse pela extrema violência gráfica, Rambo 4 passaria facilmente por um típico filme de ação produzido nos anos 80 - o que, dadas as circunstâncias, não é de todo ruim. Fiel a suas limitações e com tocante honestidade, Stallone entrega ao mundo exatamente o que se esperava dele. Fã nenhum irá desprezar esse esforço.