Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cofundador da Sub Pop, gravadora ícone do grunge, está com mal de Parkinson

Jonathan Poneman criou o selo ao lado de Bruce Pavitt em 1986 e apostou em bandas como Nirvana, Soundgarden e Mudhoney

Rolling Stone EUA Publicado em 04/06/2013, às 11h55 - Atualizado às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jonathan Poneman - AP
Jonathan Poneman - AP

Jonathan Poneman, cofundador da gravadora Sub Pop ao lado de Bruce Pavitt e fundamental para levar bandas como Nirvana e Mudhoney ao estrelato, foi diagnosticado com mal de Parkinson, reportou o The Seattle Times.

Em entrevista ao jornal, Poneman disse que começou a desacelerar e ter problemas com a mão direita há alguns anos. Foi somente quando um amigo radiologista questionou sobre a saúde dele que Poneman percebeu: “Eu não posso mais negar isso”.

O diagnóstico, segundo ele, trouxe sentimentos ambíguos de “alívio”, ansiedade e medo sobre o que esperar do futuro. “Você fica tendo esses pensamentos mórbidos”, disse Poneman. “E, então, percebe que se as coisas vão indo embora, mas elas não vão imediatamente.”

Desde a detecção da doença, Poneman encontrou um novo sentimento de propósito, descobrindo um senso de espiritualidade, tornando-se atento às pessoas ao redor e casando-se com a namorada de longa data Magdalena Panak.

O diretor da Sub Pop também não deixou de ir à gravadora, na qual ele criou um estacionamento de bicicleta em seu escritório – o exercício pode ajudar com os sintomas do Parkinson e não possui efeitos colaterais – e ainda é presença garantida em shows e festivais, embora, como ele mesmo destacou, esteja “menos inclinado a ir para frente, já que sou um pino de boliche humano”.

Ele também está ajudando a organizar a celebração de 25º aniversário da Sub Pop, um festival gratuito apelidado de “Silver Jubilee”, realizado em Georgetown, em Washington, no dia 13 de julho. Além de shows de Mudhoney, J Mascis e Father John Misty, o festival também organizará uma campanha em busca de doações para a fundação Northwest Parkinson's Foundation. “Eu aceito que tenho essa doença”, disse ele. “Mas isso não me dá o direito de ser passivo.”