Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Coldplay nega, em tribunal, ter plagiado Satriani

Advogados da banda alegaram que "If I Could Fly", canção que teria supostamente servido de base para "Viva la Vida", "não tem originalidade"

Da redação Publicado em 08/04/2009, às 10h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

A banda inglesa Coldplay foi à corte federal na última segunda, 6, para se declarar inocente ante as acusações de Joe Satriani - que, em dezembro, abriu processo alegando ter sido plagiado pelo grupo de Chris Martin em "Viva la Vida", primeiro single do álbum Viva la Vida or Death and All His Friends. A faixa, defende o guitarrista norte-americano, tem trechos semelhantes com sua música "If I Could Fly", do CD Is There Love In Space? (2004).

A canção "não tem originalidade", alegaram os advogados do Coldplay para refutar o pedido de Satriani, que recorreu à Justiça para exigir "todo e qualquer lucro" obtido com "Viva la Vida".

Segundo a agência de notícias Associated Press, o advogado do músico norte-americano, Howard E. King, disse que a resposta dos integrantes do Coldplay no tribunal, em Los Angeles, foi típica daqueles que infringem direitos autorais. King reiterou, ainda, a vontade de Satriani em resolver a questão fora da alçada jurídica. Martin e cia. não deram sinais de topar esse "mea culpa".

Na época, Satriani contou ao site MusicRadar.com que soube do suposto plágio assim que ouviu a música do Coldplay pela primeira vez. "Senti como se tivesse levado uma punhalada no coração." E não esteve só: ele afirma ter recebido milhares de e-mails levantando a suspeita, no mesmo dia em que o single "Vida la Vida" foi lançado.

Chris Martin (vocal), Guy Berryman (baixo), Johnny Buckland (guitarra) e Will Champion (bateria) bateram o pé no fator "coincidência" em comunicado à imprensa, quando as acusações se tornaram públicas. "Se há quaisquer similaridades entre as duas músicas, elas são inteiramente coincidências, e nos surpreenderam tanto quanto a ele. Joe Satriani é um ótimo músico, mas ele não escreveu a música 'Viva la Vida'. Nós respeitosamente pedimos que ele aceite nossas garantias disso e lhe desejamos o melhor".

Essa não é a primeira vez que o Coldplay torna-se alvo de desconfiança em relação a plágio. Em junho, Andrew Hoepfner, vocalista da banda norte-americana Creaky Boards, postou um vídeo no YouTube, no qual mostra imagens com trechos de uma música sua, "The Songs I Didn't Write" - ironicamente, "as músicas que eu não escrevi", em português. Ele compara a faixa, então, a um vídeo comercial de "Viva La Vida" feito para o iTunes.

"Vida la Vida" chegou ao primeiro lugar nas paradas inglesas e norte-americanas - ganhou, ainda, o Grammy por Canção do Ano, em 2008.