Coleção rara de fotos dos Beatles arrecada cerca de R$ 94 mil em leilão

Imagens do maior show da banda, em 1965, foram feitas por um fotógrafo amador que falsificou a credencial de imprensa

Miriam Coleman Publicado em 25/03/2013, às 09h31 - Atualizado às 12h30

Beatles
AP

Uma rara série de fotografias tiradas no show dos Beatles no Shea Stadium, no Queens, em Nova York, em 1965, foi vendida em leilão por £30,680 (cerca de R$ 94 mil).

50 anos de Please Please Me, dos Beatles: faixa-a-faixa.

O site da BBC informa que as imagens foram feitas por um fotógrafo amador chamado Marc Weinstein, que usou uma falsa credencial de imprensa para chegar ao backstage deste que foi o maior show dos Beatles. O histórico concerto de Nova York tinha 55 mil fãs e apenas outro fotógrafo presente – e ele ficou sem filme fotográfico.

“[Eu] tinha a minha credencial, que era um passe de imprensa feito por mim mesmo”, disse ele. “Quando eu entrei e vi o primeiro policial, eu disse [com sotaque inglês]: ‘Com licença, senhor, eu sou da equipe dos Beatles e acabei me separando do grupo, você pode me ajudar, por favor?’ E ele olhou para mim e disse: ‘Claro, siga-me’. Eu fiquei atônito [risos]. Ele engoliu a história toda. Começou a dizer: ‘Ei, pessoal, saiam do caminho. Este cara é do grupo. Eu estou tirando ele daqui’. E eu simplesmente o segui.”

A coleção, formada por 61 fotos em preto e branco, foi colocada à venda pela casa de leilões Omega Auctions, na sexta, 22, quando foi comemorado o 50º aniversário da estreia dos Beatles com o álbum Please Please Me.

50 anos de Please Please Me, disco que mudou Liverpool (e o mundo).

As imagens ultrapassaram – e muito – o valor pré-estabelecido de venda, que variava entre £15 mil e £20 mil. De acordo com o leiloeiro, as fotos foram arrematadas por “um cavalheiro sul-americano que atualmente vive em Washington e é um enorme colecionador de memorabilia dos Beatles”.