Com diretor europeu, Gaby Amarantos lança Live in Jurunas

“Foi a coisa mais absurda do mundo”, lembra a cantora sobre o registro feito em 2010

Lucas Reginato Publicado em 23/03/2013, às 09h20 - Atualizado às 19h51

Gaby Amarantos Live in Jurunas
Reprodução

Em fevereiro de 2011, Gaby Amarantos não tinha emplacado nada como "Xirley" ou "Ex Mai Love" em abertura de novela global. Mas foi naquele ano que a cantora atraiu considerável número de pessoas em frente de sua própria casa com a intenção de registrar um momento que só agora será disponibilizado ao público sob o curioso título de Gaby Amarantos Live in Jurunas.

Perfil: diva improvável, Gaby Amarantos aproveita a atual onda de sucesso e garante que está só começando

“A gente tinha a ideia de fazer um show na periferia, mas um show diferente, que não fosse muito armado. Queríamos um ‘show realidade’, um pouco documental”, lembra a cantora, que tecia os planos ao lado de Priscila Brasil, hoje sua empresária. O empurrão veio diretamente da França – o diretor Vincent Moon, que acumula trabalhos com Arcade Fire e R.E.M., entre outros, foi até Belém. “Alguém falou para ele ‘você tem que conhecer a Gaby Amarantos’, e eu nem sabia quem era o Vincent.”

Foi Priscila quem sugeriu ao cineasta ir até a casa de Gaby para conhecer mais da cidade. “Quando ele olhou para o Jurunas, pirou”, brinca. Era uma quarta-feira quando Moon sugeriu fazer ali mesmo o registro da cantora com a banda, o que acabou acontecendo no domingo seguinte. “A gente embarcou na loucura dele. Foi a coisa mais absurda do mundo.” Por mais que o palco montado não chegue nem perto daqueles onde hoje ela costuma “tremer”, era necessária pelo menos a estrutura básica para uma apresentação – ou pelo menos o público. “Eu saí no carro de som soltando foguete no meu bairro para chamar o público, gritava: ‘Gente, amanhã, em frente de casa, vamos gravar um DVD com diretor da Europa!’”

Mesmo que na época tenha sido tudo de improviso, com a projeção de Gaby hoje seria natural que o DVD fosse parar nas lojas. “Esse trabalho eu quero colocar na internet, para todo mundo baixar, todo mundo assistir. Ainda no primeiro semestre a gente vai fazer um DVD profissional, na loja, para todo mundo que está querendo”, diz. “Até porque a política do Vincent não é de comercialização, é de distribuição.” E foi justamente por causa do diretor que o trabalho está sendo lançado apenas agora. “A gente estava esperando o corte dele”, explica Gaby.

Vincent Moon é um dos convidados para o lançamento do trabalho, que acontece neste sábado, 23, claro, na frente da casa dela, em Jurunas. Além da exibição de Gaby Amarantos Live in Jurunas, serão promovidos também debates sobre música na periferia. O evento será transmitido ao vivo pela internet, e Gaby promete que também fará um pocket show. “Vai ser uma festa.”