Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Com uma América em ruínas, disco Norman Fucking Rockwell de Lana Del Rey sobrevive aos destroços [ANÁLISE]

Entre figuras histórias, romances trágicos e instrumentos orgânicos, a cantora norte-americana entregou o melhor - e mais denso - disco da carreira até agora

Nicolle Cabral Publicado em 08/09/2019, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa do disco Norman fucking Rockwell (Foto: Reprodução)
Capa do disco Norman fucking Rockwell (Foto: Reprodução)

Em um primeiro momento, o piano ressoa. E durante uma hora e sete minutos, o instrumento orgânico conduz uma atmosfera densa - e incrívelmente sensível - para que Lana Del Rey flutue no disco Norman fucking Rockwell, lançado no dia 30. 

O quinto álbum de estúdio da cantora norte-americana nos apresenta, da forma mais sofisticada, a curadoria instrumental escolhida a dedo ao lado do produtor Jack Antonoff, nome por trás de álbuns de grandes artistas da indústria do pop como Taylor Swift e Lorde.

Os violões, o baixo e o piano evocam os ventos de uma praia nos anos 1970 nos Estados Unidose os vocais de Del Rey guiam exatamente até os pontos da história sobre a qual ela quer narrar.

O romance trágico e a melancolia são temas presentes, mas, nesse registro em especial, a artista consegue criar um cenário com noções históricas e musicais, da decadência que está sendo vivida nos Estados Unidos no século 21 - imerso de violência e retrocessos - e revelar o retrato do que é sobreviver enquanto esses destroços caem em nossa volta.

Mergulhada no imaginário da Califórnia, Del Rey apresenta referências artísticas e geográficas do estado e evidencia quem ela levou para um passeio de veleiro durante as 14 faixas do disco. Lendas da música como Beach Boys, John Lennon, Joni Mitchell, David Bowie e Led Zeppelin são alguns desses. 

A figura principal da narrativa - e que dá nome ao álbum - Norman Rockwell, foi um artista norte-americano e Del Rey se inspira na figura desse homem para criar um personagem. Poeta e arrogante, a cantora o descreve como alguém que não merece mais o seu amor.

"Você me f*deu tão bem que eu quase disse: ‘eu te amo’ / Você é divertido e selvagem / Mas você não sabe metade da merda que você me fez passar", canta na faixa homônima. 

Na faixa seguinte, "Mariners Apartment Complex", a história de amor ganha outra perspectiva no momento em que o eu-lírico de Del Rey tenta se desfazer dessa desilusão.

"Eu sou o raio, o relâmpago, o trovão / O tipo de garota que vai te fazer pensar / Sobre quem você é e quem você foi."

Del Rey demonstra uma tremenda evolução como compositor ao chegar em Norman Fucking Rockwell. A faixa "The greatest", por exemplo, espelha o sentimento pessimista que a embala em relação aos Estados Unidos - e ao atual presidente, Donald Trump - e reflete sobre as questões do aquecimento global.

Tudo isso de forma concisa e melancólica. 

A potência vocal de Del Rey é sofisticada. A cantora tem uma habilidade tremenda de modular a voz para os sussurros, suspiros, falsetes e faz tudo em momentos muito certeiros. O fato, combinado as poesias cantadas e embriagadas pelos arranjos, cria uma atenção particular para ela. 

"Fuck it I Love You", que faz referência ao clássico jazz "Dream a Little Dream of Me" da Ella Fitzgerald, é um dos pontos altos do disco. O cover de "Doin' Time" do Sublime, "California", "Bartender" e a sutileza de "Happiness is a Butterfly", cujo em um verso da música já nos anuncia que Del Rey "era uma coisa, mas agora é outra", deixam a evolução muito clara.

"Venice Bitch", a faixa com maior duração do disco - chega aos 9 minutos e 37 segundos -, foi tachada como desnecessária pela crítica especializada por perdurar em solos instrumentais.

No entanto, a música estabelece a primeira viagem psicodélica do disco e faz isso de forma  curiosa - como se o Oceano Pacífico fosse logo ali. Com isso, a música prepara para a Lana Del Rey que está por vir nas próximas faixas do álbum. 

Ao final, quando entrega uma narrativa sólida, de forma primorosa, Del Rey encerra o disco com a música "Hope is a Dangerous Thing For a Woman Like Me to Have - But I Have It" que condensa todas as emoções que esse novo projeto nos transmite. Sensível, revisita a América, o mal estar da sociedade, os amores, os bares e a liberdade tornando todas as referências escolhidas por ela onipresentes na obra.