Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como as lives da quarentena mudaram a maneira de falar de música no Twitter

Antes do isolamento social, k-pop e pop reinavam como assuntos mais comentados da rede social, mas transmissões ao vivo abriram espaço para outros gêneros

Redação Publicado em 03/06/2020, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem de J-Hope, do BTS (Foto: Reprodução), logo do Twitter (Foto: Reprodução) e Djonga (Foto: Daniel Assis/Divulgação)
Montagem de J-Hope, do BTS (Foto: Reprodução), logo do Twitter (Foto: Reprodução) e Djonga (Foto: Daniel Assis/Divulgação)

O Twitter é o local no qual indivíduos conversam sobre assuntos do momento, assim como interesses e paixões - e durante a quarentena devido à pandemia de coronavírus, um dos temas é a música. Com a impossibilidade de shows e apresentações ao vivo, iniciou-se a era das lives, tornando-se um dos assuntos mais comentados da rede social.

+++LEIA MAIS: Ney Matogrosso e Nando Reis são convidados na live do Porta dos Fundos; confira data e horário

De acordo com dados do Global Web Index, em abril foram 48 milhões de tuítes sobre o tema música - e três em cada quatro perfis brasileiros do Twitter usaram a rede social para compartilhar a vontade de assistir a eventos transmitidos online. 

Além disso, os gêneros musicais se ampliaram. Dados do Twitter Brasil revelaram que antes da pandemia, os principais assuntos da plataforma relacionados à música eram sobre K-Pop e pop. No entanto, as lives de rock, rap, sertanejo e funk possibilitaram mais diversidade de assunto.

+++LEIA MAIS: Racionais MC's negaram cachê de R$ 100 mil para fazer live, revela colunista

Os dados indicaram que, em abril, as lives mais comentadas nas redes sociais foram de Marília Mendonça, Péricles, Luan Santana, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone, Henrique & Juliano, Djonga, Sandy & Junior, Zé Neto & Cristiano e #QuarentEMO. Além disso, quando se trata de música, o termo mais utilizado em março e abril foi “live”, com um total de 12 milhões de tuítes no Brasil.

Beatriz Montenegro, analista de pesquisa, marketing insights e analytics do Twitter no Brasil, falou sobre a tendência tuítes sobre o assunto devido às lives: “Com a popularização das transmissões ao vivo, estamos todos assistindo e comentando sobre nosso conteúdo preferido em tempo real do mesmo sofá - o Twitter”. 

+++LEIA MAIS: Twitter notifica Trump sobre post no qual glorifica violência, mas não remove tuíte; entenda


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE