Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como chegar no timbre de guitarra distorcido usado por Syd Barrett, fundador do Pink Floyd

O músico é considerado um dos pioneiros do rock psicodélico

Redação Publicado em 09/07/2020, às 15h56

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pink Floyd (Foto: Divulgação)
Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Syd Barrett, fundador do Pink Floyd, tocava guitarra solo e cantava na banda. Ele foi o responsável por batizar o grupo e compor a maioria das músicas. A habilidade dele no timbre de guitarra distorcido ficou eternizada na história.

Como relembra o Consequence of Sound, a afinidade do Pink Floyd com o experimentalismo na guitarra começou com Barrett, que revelou o poder do psych pesado, o rock de ruído e a liberação da guitarra elétrica.

+++ LEIA MAIS: A Primeira Viagem: Pink Floyd mudou o rock com The Piper at the Gates of Dawn, 50 anos atrás

Nos anos 1960, o artista revelava um tom futurístico e saturado. Nas mãos ele tinha uma Fender Telecasters, que trabalham em conjunto com amplificadores britânicos quase decadentes. Ainda, com circuitos modernos e alguns pedais, o músico conseguir replicar tons incríveis e confusos.

Para o disco de estreia, The Piper at the Gates of Dawn, Barrett, como aponta o site, escolheu uma 1962 Fender Esquire. Para uma substituta moderna para a rara Esquire, você pode adquirir um Fender Telecaster de última geração ou um Squire Affinity Telecaster econômico serão suficientes.

+++LEIA MAIS: Relembre a estreia bizarra do Pink Floyd na TV dos EUA em 1967 [VÍDEO]

Nas gravações, o artista tinha ao lado o amplificador Selmer TruVoice Treble n’ Bass e o Watkins Dominator, bem como um Selmer Stereomaster em 1967. Essas raridades não são baratas no mercado, mas facilmente podem ser substituídas por um material da Balthazar Audio Systems.

Por último, o uso dos pedais são essenciais para criar uma distorção ao mesmo tempo, natual e confusa.


+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO