Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como Chris Rock e Ice-T inspiraram “99 Problems”, de Jay Z

Rick Rubin afirma que o coro foi uma ideia totalmente do comediante

Rolling Stone EUA Publicado em 31/03/2014, às 12h22 - Atualizado às 21h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jay Z - Divulgação
Jay Z - Divulgação

Mais de dez anos depois do lançamento do hit “99 Problems”, de Jay Z – o terceiro single do The Black Album, de 2003 – o produtor da faixa, Rick Rubin, revelou a influência do comediante Chris Rock na criação dela. O refrão, ele disse à revista New York, foi uma ideia que Rock teve a partir de uma música de Ice-T de 1993, também chamada “99 Problems”.

Grammy 2014: noite tem prêmios a Daft Punk e homenagens aos Beatles.

“[Chris] disse, ‘Ice-T tem uma música, e talvez tenha alguma maneira de misturar e fazer uma nova versão dela”, disse Rubin. “Ele contou sobre a ideia a Jay Z e ele gostou. A música de Ice-T é sobre ter ‘99 problemas, mas uma cadela não é um’, e então ele fala sobre as garotas deles e como ele é bom cafetão. E a nossa ideia era usar o mesmo conceito, mas em vez de falar como garotas não são um problema, em vez de ficar se gabando, a faixa é mais sobre os problemas. Tipo, é sobre o outro lado desta história.”

Galeria: as dez maiores brigas da história do rap.

A Rolling Stone EUA já havia noticiado que, na época, Rubin – que produziu disco dos Beastie Boys e Run-DMC nos anos 80 – tinha perdido o interesse pelo hip-hop na virada do milênio. “Eu nunca tinha escutado as músicas do Jay Z antes de trabalhar com ele na faixa”, ele disse. “Eu não ouço muito hip-hop. Mas eu gosto bastante do Jay. Ele tem um grande espírito.” Ele foi mais coerente no que disse à New York. “Foi muito divertido. Ele foi incrivelmente inspirador como compositor. Nós trabalhamos em várias ideia, e então ele embarcou naquela que o empolgava mais.”