Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Como começar a ler a história de Arlequina? Veja a ordem das HQs

Reunimos um guia de quadrinhos para que você possa conhecer um pouco mais sobre a trajetória e evolução da personagem

Redação Publicado em 03/06/2020, às 18h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margot Robbie como Arlequina em cena de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Foto: Reprodução)
Margot Robbie como Arlequina em cena de Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (Foto: Reprodução)

Qual é a verdadeira história por trás de Arlequina? Muito antes da estrondosa estreia da personagem na pele de Margot Robbie, em Esquadrão Suicida (2016), e no voo solo em Aves de Rapina: Arlequina e sua Emancipação Fantabulosa (2020), a personagem já fazia sucesso há décadas para um público mais ligado nas histórias das HQs, desde a estreia no desenho Batman: A Série Animada.

+++ LEIA MAIS: Diretora de Aves de Rapina nega rumores de que filme teria fotos de pênis; entenda

Ao pensar nisso, com base na lista do Omelete, reunimos um guia de quadrinhos para que você possa conhecer um pouco mais sobre a trajetória e evolução da personagem. Vamos lá? 

1. BATMAN ADVENTURES #12


Harley estreia nos quadrinhos como uma mera coadjuvante, porém, rapidamente ela se torna protagonista das próprias histórias. Nessa HQ, somos apresentados pela primeira vez ao clássico taco de beisebol.

+++ LEIA MAIS: 3 motivos para Aves de Rapina nunca ganhar uma continuação

2. BATMAN: LOUCO AMOR E OUTRAS HISTÓRIAS

Aclamada pelos fãs e crítica, além de ser vencedora do "Oscar dos Quadrinhos", o Prêmio Esiner, Batman: Louco Amor e Outras Histórias narra a conturbada relação entre Arlequina e Coringa, após a tentativa frustrada do supervilão de matar o comissário Gordon. 

Aqui, os primeiros sinais de relacionamento abusivo com a personagem já aparecem. Coringa culpa Harley e ela se sente rejeitada e humilhada. Durante os quadrinhos, flashbacks dos primeiros dias como psiquiatra no Asilo Arkham e o primeiro encontro com o Coringa aparecem. 

+++LEIA MAIS: Cenas de luta em Arlequina: Aves de Rapina foram tão intensas que até cameraman apanhou

3. HARLEY QUINN

A partir desta HQ, a personagem se percebe como algo maior do que só "a namorada do Coringa".  Escrita por Karl Kesel, a história mostra como a personagem foi traída por Coringa e como finalmente aprendeu a viver sozinha. 

+++LEIA MAIS: Além da Arlequina: personagens de Aves de Rapina deveriam ganhar filmes solo?

4. SEREIAS DE GOTHAM

Com o sucesso da personagem emancipada de Coringa, surgiu, com o tempo, o relacionamento amoroso com Hera Venenosa - nome importante para Harley desde a estreia nos HQs. Lançada em 2009, a história narra as três principais personagens (Arlequina, Mulher-Gato e Hera Venenosa) e as aventuras que vivem em Gotham. 

+++LEIA MAIS: Onde estava Batman enquanto Arlequina explodia Gotham em Aves de Rapina?

5. HARLEY QUINN NOVOS 52

Nesta história, temos a mudança brusca de personalidade da personagem. A HQ Arquelina dos Novos 52 possui 24 edições e apresenta a personagem em transição de vilã para anti-heroína e a mostra como justiceira e não criminosa. O senso de humor da série de quadrinhos chega a lembrar o Deadpool, segundo o Omelete

+++ LEIA MAIS: Aves de Rapina: bombas de glitter ofuscam homens idiotas e exaltam Arlequina como dona de Gotham [ANÁLISE]

6. RENASCIMENTO DC - ARLEQUINA

Com 71 edições, a HQ mostra outra história de origem. Nesta fase, Arlequina não aparece como uma psiquiatra no Asilo Arkham, mas sim, uma médica disfarçada como presidiária que entrou lá para entender melhor os pacientes. No meio tempo, acaba se apaixonando por Coringa e os planos dão errado. 

+++ LEIA MAIS: 3 motivos para Aves de Rapina ser o melhor filme sobre mulheres da DC - e 3 para ser Mulher-Maravilha

7. HARLEEN

Harleen é um dos primeiros lançamentos do Black Label, selo da DC Comics dedicado à narrar histórias para maiores de 18 e não se amarram necessariamente à cronologia da editora. A edição, lançada no Brasil em 2020, apresenta a origem clássica de Harley Quinn, mas a enxerga como uma personagem muito mais complexa. A inspiração do roteirista, inclusive, veio do personagem Michael de O Poderoso Chefão. Já dá pra sentir, né? 

+++ LEIA MAIS: Arlequina aparece grávida em nova história da DC Comics [SPOILER]


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE